TCCFun: Uso de Gamificação como Apoio à Autogestão e Motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso

  • Karen Botelho UFBA
  • Maria Clara Pestana UFBA
  • Ailton Ribeiro UFBA
  • Ana Maria Amorim UFBA
  • Vaninha Vieira UFBA

Resumo


O trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma tarefa longa e complexa que exige habilidades de autogestão e cumprimento de prazos. No entanto, não há soluções na literatura que ofereçam suporte aos estudantes para gerenciar essa atividade. Para preencher essa lacuna, propomos TCCFun, uma solução baseada em gamificação ao que visa apoiar a autogestão e a motivação dos estudantes. O TCCFun é composto por um fluxograma e um modelo de gamificação sendo implementado como um protótipo de sistema Web. A avaliação do uso do TCCFun por 30 pessoas mostrou utilidade para autogestão e motivação dos estudantes na execução do TCC.

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Publicado
22/05/2023
BOTELHO, Karen; PESTANA, Maria Clara; RIBEIRO, Ailton; AMORIM, Ana Maria; VIEIRA, Vaninha. TCCFun: Uso de Gamificação como Apoio à Autogestão e Motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 18. , 2023, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 113-126. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2023.229092.