TCCFun: Uso de Gamificação como Apoio à Autogestão e Motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso

  • Karen Botelho UFBA
  • Maria Clara Pestana UFBA
  • Ailton Ribeiro UFBA
  • Ana Maria Amorim UFBA
  • Vaninha Vieira UFBA

Resumo


O trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma tarefa longa e complexa que exige habilidades de autogestão e cumprimento de prazos. No entanto, não há soluções na literatura que ofereçam suporte aos estudantes para gerenciar essa atividade. Para preencher essa lacuna, propomos TCCFun, uma solução baseada em gamificação ao que visa apoiar a autogestão e a motivação dos estudantes. O TCCFun é composto por um fluxograma e um modelo de gamificação sendo implementado como um protótipo de sistema Web. A avaliação do uso do TCCFun por 30 pessoas mostrou utilidade para autogestão e motivação dos estudantes na execução do TCC.

Referências

Arouca, M. G. (2022). Gamificação como suporte à abordagens de mapeamento participativo e crowdsourcing no enfrentamento da covid-19. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFBA.

Benvenuto, J. E. A. (2018). MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. PhD thesis, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Camargo, C. A. C. M., Ferreira Camargo, M. A., and Oliveira Souza, V. d. (2019). A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, 16(3):598– 606.

Carvalho, W. R., Rodriguez, C. L., and Rocha, R. V. (2022). Aprendizagem baseada em projetos no contexto do desenvolvimento de jogos: uma revisão sistemática de literatura. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 267–277.

Chou, Y.-k. (2019). Actionable gamification: Beyond points, badges, and leaderboards. Packt Publishing Ltd.

Cohen, E. J., Delage, P. E. G. A., Alencar, R. B., and Menezes, A. B. (2020). Percepção dos estudantes em relação a uma experiência de gamificação na disciplina de psicologia e educação inclusiva. Holos (Natal, RN), 1(1):1–15.

Costa, H. C. O. d., Carvalho, A. d. S. M. d., Santos, T. S. d., and Pereira, P. C. (2021). Motivação para ensinar e aprender em tempo de pandemia. Research, Society and Development, 10(16):e558101624122.

da Educação, M. (2003). Parecer nºces/cne 067/2003. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2003/pces067_03.pdf. Acessado em 17 de abril de 2022.

da Nóbrega, G. M., da Silva, G. T., and Silva, T. V. (2022). Um projeto estruturante para orientações de tcc em cursos de computação: que oportunidades para ihc? In Anais do XIII Workshop sobre Educação em IHC , pages 19–24. SBC.

da Silva, I. A. C., Keske, C., and Wortmann, M. M. (2021). Aprendizagem e gamificação Estímulos a metacognição. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), pages e11–01.

Darin, T., Rocha, F., Motta, D., and Angelo, P. V. (2019). Desafio de design goople: Um jogo de cartas para apoio ao ensino do design de interação e conceitos básicos de interação humano-computador. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC).

de França Tonhao, S., Silva, W., Colanzi, T., and Steinmacher, I. (2022). Uma plataforma gamificada de desafios baseados em worked examples extraídos de projetos de software livre para o ensino de engenharia de software. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, pages 33–38. SBC.

Fernandes, F. G., Mollo, R. A. T., and Barbosa, F. d. C. (2020). A aplicação de um jogo para motivação. Ao do processo de ensino-aprendizagem em cursos de engenharia e ciências exatas. Revista temas em educação : RTE, 29(2):56–76.

Ires, F. N., Mariano, F. Z., and Benevides, A. d. A. (2020). Índice de motivação multidimensional e desempenho escolar no brasil. Revista Brasileira de Economia, 74(3):305–324.

Looyestyn, J., Kernot, J., Boshoff, K., Ryan, J., Edney, S., and Maher, C. (2017). Does gamification increase engagement with online programs? a systematic review. PloS one, 12(3):e0173403–e0173403.

Maican, C., Lixandroiu, R., and Constantin, C. (2016). Interactivia.ro – a study of a gamification framework using zero-cost tools. Computers in human behavior, 61:186– 197.

McGonigal, J. (2011). Reality is broken: Why games make us better and how they can change the world. Penguin.

Oliveira, M. A. and Melo, N. H. d. S. (2020). Jogo de empresas e mercado de ações: uma análise do aprendizado dos alunos em um curso de administração. Administração (São Paulo), 21(3):316–347.

Ribeiro, M. F., Saraiva, V., Pereira, P., and Ribeiro, C. (2019). Escala de motivação acadêmica: Validação no ensino superior público português. Revista de administração contemporânea, 23(3):288–310.

Rodrigues, L., Palomino, P. T., Toda, A. M., Klock, A. C., Oliveira, W., Avila-Santos, A. P., Gasparini, I., and Isotani, S. (2021). Personalization improves gamification: Evidence from a mixed-methods study. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, 5(CHI PLAY):1–25.

Rufini Guimarães, S. E. and Bzuneck, J. A. (2008). Propriedades psicométricas de um instrumento para avaliação da motivação de universitários. Ciências & Cognição, 13(1):101–113.

Santos, G., Barone, D., Passos, I., and Carvalho, L. (2021). Análise da saúde mental em estudantes de computação da universidade federal do rio grande do sul. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 228–237, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Santos, J. C. O. and Figueiredo, K. d. S. (2016). Computasseia: Um jogo para o ensino de história da computação. Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2016).

Su, C.-H. and Cheng, C.-H. (2015). A mobile gamification learning system for improving the learning motivation and achievements. Journal of computer assisted learning, 31(3):268–286.
Publicado
22/05/2023
Como Citar

Selecione um Formato
BOTELHO, Karen; PESTANA, Maria Clara; RIBEIRO, Ailton; AMORIM, Ana Maria; VIEIRA, Vaninha. TCCFun: Uso de Gamificação como Apoio à Autogestão e Motivação em Trabalhos de Conclusão de Curso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 18. , 2023, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 113-126. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2023.229092.