Beyond Applause: A Collaborative and Interactive Experience in Piano Concerts
Resumo
Concertos de piano clássico tradicionalmente posicionam o público como observadores passivos, limitando sua expressão emocional e participação principalmente ao aplauso após a performance. Essa postura passiva contrasta fortemente com eventos interativos modernos, gerando uma lacuna entre a expectativa do público e os formatos clássicos de concerto. Este estudo explora como a audiência pode contribuir colaborativamente para a construção de um ambiente cênico interativo em concertos de piano, sem interferir na performance do músico. Ao utilizar o aplicativo FeelIt, introduzimos uma abordagem inovadora que permite a participação em tempo real do público por meio de interações digitais não intrusivas, possibilitando que os espectadores expressem suas emoções por meio de reações visuais sem comprometer a execução artística da apresentação. Os resultados da Escala de Engajamento do Usuário (UES) destacam aspectos positivos da estética e da natureza recompensadora da ferramenta, reforçando seu potencial para aprimorar a experiência da audiência. Este estudo contribui para a pesquisa sobre tecnologias interativas nas artes performáticas, oferecendo insights sobre como ferramentas digitais podem transformar experiências tradicionalmente passivas em eventos mais dinâmicos e participativos, mantendo a integridade artística.
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