Caracterização das Estratégias de Privacidade do Instagram

  • Geanderson E. dos Santos UFMG
  • Marcelo W. Barbosa PUC-MG
  • Glívia A. R. Barbosa CEFET-MG

Resumo


Este trabalho buscou verificar e caracterizar como o Instagram tem suportado a privacidade dos seus usuários. Para isso, o Método de Inspeção Semiótica (MIS) foi aplicado para identificar e apresentar as estratégias de privacidade propostas pelo aplicativo. Posteriormente, essas estratégias foram comparadas com os princípios de privacidade disponíveis na literatura com o intuito de verificar o grau de correspondência entre as estratégias do Instagram e os princípios de privacidade identificados na literatura. Finalmente, um questionário online foi aplicado para usuários do Instagram buscando verificar se esses usuários se sentem seguros ao utilizar esse aplicativo. Os resultados mostraram que as estratégias adotadas pelo Instagram têm contribuído para proteger seus usuários. Além disso, esses resultados contribuem para o desenvolvimento e avaliação dos recursos de privacidade de outras redes sociais.

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Publicado
04/07/2016
DOS SANTOS, Geanderson E.; BARBOSA, Marcelo W.; BARBOSA, Glívia A. R.. Caracterização das Estratégias de Privacidade do Instagram. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 13. , 2016, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 1275-1289. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2016.9490.