Uma Ferramenta de Telepresença Imersiva usando Oculus Rift

  • Philip K. Dunker PUC-RJ
  • Alberto B. Raposo PUC-RJ

Resumo


Telepresença refere-se a um conjunto de tecnologias que permite uma pessoa se sentir como se estivesse presente em um lugar que não seja a sua verdadeira localização. Neste trabalho apresentamos uma ferramenta composta por um head-mounted display (HMD), o Oculus Rift DK1, integrado com um dispositivo nomeado de cabeça remota (CR), capaz de filmar usando uma câmera estéreo e transmitir para o Oculus Rift as imagens em 3D. Ao mesmo tempo, o giroscópio do HMD captura a orientação da cabeça do usuário e envia para a cabeça remota, que possui servo motores capazes de girá-la a fim de possibilitar o usuário movimentar a câmera estéreo sem nenhum dispositivo adicional. O objetivo é proporcionar uma experiência de telepresença imersiva, com uma interface de baixo custo e simples de usar. Foram realizados testes com usuários com cenários experimentais, que indicaram o benefício de alguns recursos da ferramenta, como a visão estereoscópica e a rotação da cabeça remota.

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Publicado
04/07/2016
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DUNKER, Philip K.; RAPOSO, Alberto B.. Uma Ferramenta de Telepresença Imersiva usando Oculus Rift. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 13. , 2016, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 1378-1392. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2016.9497.