Processo de Design Colaborativo de Artefatos Tangíveis para Crianças

  • Isomar Lima UFAM
  • Thais Castro UFAM
  • Adriana Dantas UFAM
  • Marcos Siqueira UFAM

Resumo


Este artigo apresenta um processo de design colaborativo, baseado no design de interação para artefatos tangíveis para aprendizagem, contendo a descrição de um caso de design de um artefato para auxiliar na aprendizagem da matemática, o Tangram Tangível. Nessa experiência, nos apropriamos de técnicas da abordagem de Design Centrado em Humanos (HCD), trabalhando com dois níveis de usuário: o professor de matemática e o aluno. O perfil do aluno é investigado considerando quais atividades ele faz e onde a interação é mais crítica. Sendo assim, os protótipos intermediários são avaliados proporcionando, um maior potencial de interação entre os alunos com o objeto e entre os alunos entre si.

Referências

Antle, Alissa N. and Wise, Alyssa F. "Getting down to details: Using theories of cognition and learning to inform tangible user interface design." Interacting with Computers 25.1 (2013): 1-20.

Araújo, Eduardo Cruz, and Luiz Fernando Gomes Soares. "Designing iDTV Applications through Interactive Storyboards." Proceedings of the 20th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web. ACM, 2014.

Bakker, Saskia; Antle, Alissa N. and Van Den Hoven, Elise. "Embodied metaphors in tangible interaction design." Personal and Ubiquitous Computing 16.4 (2012): 433-449.

Barbosa, J, D, S., Silva, S, B. Interação Humano Computador. Editora Campus, Elsevier Editora, Rio de Janeiro – RJ- Brasil, 2010.

Bevan, N., Curson, I. Planning and Implementing User-Centred Design. Teddington, Middlesex, TW11 0DU, UK, CHI 99 15-20 MAY 1999.

Chu, Jean Ho. "Designing Tangible Interfaces to Support Expression and Sensemaking in Interactive Narratives." Proceedings of the Ninth International Conference on Tangible, Embedded, and Embodied Interaction. ACM, 2015.

Cardador, D.; Ugulino, W.; veja, K.; Filippo, D.; Raposo, A.; Fuks, H. Uma abordagem sistemática de prototipação colaborativa para a criação de tangíveis. In: Simpósio Brasileiro De Sistemas Colaborativos (SBSC’13), 5., 2013, Manaus, Brasil. Anais... Manaus: SBC, 2013.

Diniz, I, M,; et. Al. A matemática das sete peças do tangram. CAEM-IME/USP, 2002.

Einsenberg, M. Mindstuff: Educational Technology beyond the computer. Convergence, Colorado-USA, 2003.

Genova, A. C. Brincando Com Tangram e Origami. Editora Global-São Paulo – 2005, Edição: 4 , Vol. 18.

Heijboer, Marigo, and Elise Van Den Hoven. "Keeping up appearances: interpretation of tangible artifact design." Proceedings of the 5th Nordic conference on Humancomputer interaction: building bridges. ACM, 2008.

Kameas, Achilles, Irene Mavrommati, and Panos Markopoulos. "Computing in tangible: using artifacts as components of ambient intelligence environments." Ambient Intelligence (2005): 121-142.

Kekalainen, J. (2005). Binary and graded relevance in IR evaluations - comparison of the effects on ranking of IR systems. In: Information Processing and Management: an International Journal, v.41 n.5, p.1019-1033. International Journal, v.41 n.5, p.1019-1033, 2005.

Kitchenham, B. Dyba, T. Jorgensen, M. Evidence Based Software Engineering, In Proceedings of 26th International Conference on Software Engineering (ICSE'04), pp 273-281, 2004.

Lawson, Bryan. How designers think: The design process demystified. Routledge, 2006.

Maguire, Martin. "Methods to support human-centred design." International journal of human-computer studies 55.4 (2001): 587-634.

McGrenere, Joanna, and Wayne Ho. "Affordances: Clarifying and evolving a concept." Graphics Interface. Vol. 2000. 2000.

Oliveira, G. C. C. vamos fazer design de interação? ilustração e diagramação: estúdio grampo, 2013. http://designdeinteracao.com.br/wp/wpcontent/uploads/2013/10/vfdi.pdf.

Rosemberg, C., Schilling, A., Bastos, C., Araripe, R. Prototipação de Software e Design Participativo: uma Experiência do Atlântico. 21-24 Outubro | Porto Alegre – RS, Brasil, 2008.

Valente, J, A. (Org) – O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP: Unicamp/NIED, 1999.

Wolfgram, E. D. Criando Em Multimídia. Editora Campus, Edição 87, Rio de Janeiro- RJ, Dezembro de 1994.

Zuckerman, O. S. A., Resnick, M. Extending tangible interfaces for Education: Digital Montessori-inspired manipulatives. In Proceesings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI 05), pages 859-868, Portland, USA. ACM Press. 2005.

Zuckerman, O., Gal, T., Keren-Capelovitch, T., Karsovsky, T., Gal-Oz, A., & Weiss, P. L. T. (2016, February). DataSpoon: Overcoming Design Challenges in Tangible and Embedded Assistive Technologies. In Proceedings of the TEI'16: Tenth International Conference on Tangible, Embedded, and Embodied Interaction (pp. 30-37). ACM.
Publicado
04/07/2016
LIMA, Isomar; CASTRO, Thais; DANTAS, Adriana; SIQUEIRA, Marcos. Processo de Design Colaborativo de Artefatos Tangíveis para Crianças. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 13. , 2016, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 1408-1422. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2016.9499.