Processo de Design Colaborativo de Artefatos Tangíveis para Crianças

  • Isomar Lima UFAM
  • Thais Castro UFAM
  • Adriana Dantas UFAM
  • Marcos Siqueira UFAM

Resumo


Este artigo apresenta um processo de design colaborativo, baseado no design de interação para artefatos tangíveis para aprendizagem, contendo a descrição de um caso de design de um artefato para auxiliar na aprendizagem da matemática, o Tangram Tangível. Nessa experiência, nos apropriamos de técnicas da abordagem de Design Centrado em Humanos (HCD), trabalhando com dois níveis de usuário: o professor de matemática e o aluno. O perfil do aluno é investigado considerando quais atividades ele faz e onde a interação é mais crítica. Sendo assim, os protótipos intermediários são avaliados proporcionando, um maior potencial de interação entre os alunos com o objeto e entre os alunos entre si.

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Publicado
04/07/2016
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LIMA, Isomar; CASTRO, Thais; DANTAS, Adriana; SIQUEIRA, Marcos. Processo de Design Colaborativo de Artefatos Tangíveis para Crianças. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 13. , 2016, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 1408-1422. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2016.9499.