Análise das Interações Sociais entre os Participantes de um Curso EaD: Uma Revisão Sistemática da Literatura

  • Francisco S. Sousa Neto UFAM
  • José Francisco M. Netto UFAM
  • Dhanielly P. R. de Lima UFAM

Resumo


Atualmente, o avanço da tecnologia da informação e a crescente facilidade de sua utilização têm propiciado diversos avanços nas mais diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, na Educação a Distância (EaD). Desta forma, este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com o propósito de identificar e analisar os métodos existentes que promovem a educação, tendo como finalidade o acompanhamento das interações dos estudantes nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Os resultados da RSL mostram que as pesquisas realizadas neste âmbito utilizam ou definem métodos para EaD que ainda estão sendo explorados e podem nortear e apoiar pesquisas futuras.

Referências

Bakharia, Aneesha, & Shane Dawson. (2011). SNAPP: A Bird’s-Eye View of Temporal Participant Interaction. International Conference on Learning Analytics and Knowledge LAK ’11, ACM, Banff, Alberta.

Basili, Victor, Gianluigi Caldiera, & H. Dieter Rombach. (1994). Goal Question Metric. Paradigm Encyclopedia of Software Engineering, Kansas.

Bentivoglio, C. A. (2009, November). Time Analysis of Forum Evolution as Support Tool for E-Moderating. In Intelligent Systems Design and Applications, 2009. ISDA'09. Ninth International Conference on (pp. 1131-1135). IEEE.

Blot, Guillaume, Pierre Saurel, & Francis Rousseaux. (2014). Pattern Discovery in ELearning Courses: A Timebased Approach. International Conference on Control, Decision and Information Technologies, CoDIT, Washington, DC 20057, Estados Unidos.

Boff, Elisa (2008). Colaboração em Ambientes Inteligentes de Aprendizagem Mediada por um Agente Social Probabilístico, Tese de Doutorado, UFRGS, Porto Alegre.

Bremgartner, V., & Netto, J. F. M. (2011). Auxílio Personalizado a Estudantes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Utilizando Agentes e Competências. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 1, No. 1).

Campana, V. (2008). Agentes para Apoiar o Acompanhamento das Atividades em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Anais Do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação XIX (SBIE), Fortaleza.

Daradoumis, T., Martínez-Monés, A., & Xhafa, F. (2006). A Layered Framework for Evaluating On-line Collaborative Learning Interactions. International Journal of Human-Computer Studies, Elsevier.

Dráždilová, P., Martinovic, J., Slaninová, K., & Snášel, V. (2008). Analysis of Relations in eLearning. In 2008 IEEE/WIC/ACM International Conference on Web Intelligence and Intelligent Agent Technology, IEEE Computer Society Washington, DC, USA.

Fuks, H., Raposo, A., Gerosa, M. A., Pimentel, M., Filippo, D., & Lucena, C. J. P. (2007). Inter- e Intra-relações entre Comunicação, Coordenação e Cooperação. Anais do IV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), Rio de Janeiro-RJ, ISBN 987-85-7669-116-7.

Fuks, H., Gerosa, M. A., Filippo, D., & Lucena, C. J. P. (2005). Informações Estatísticas e Visuais para a Mediação de Fóruns Educacionais, Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE).

Gerosa, M.A., Pimentel, M.G., Fuks, H. & Lucena, C.J.P. (2003), Coordenação de Fóruns Educacionais: Encadeamento e Categorização de Mensagens, XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Rio de Janeiro-RJ.

Jaques, P. A. (1997). Um Experimento com Agentes de Software para Monitorar a Colaboração em Aulas Virtuais. Revista Brasileira de Informática na Educação, Comissão Especial de Informatica na Educação , Rio Grande do Sul.

Kitchenham, B., & Charters, S. (2007). Guidelines for Performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering Version 2.3. Engineering, Durham, UK.

Lima, D., & Netto, J. F. (2015). Análise dos Resultados de um Sistema Multiagente que Identifica e Caracteriza as Relações Sociais dos Alunos de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 26, No. 1, p. 1274).

Lima, D., Gadelha, B., Netto, J. F., & Bremgartner, V. (2014). MoodleGroups: um Aplicativo para Identificar as Relações Sociais entre Alunos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. October (Vol. 6, p. 9).

Lima, I. G., Sauer, L. Z., Soares, E. M. S. (2004). Discutindo Alternativas para Ambientes de Aprendizagem de Matemática para Cursos de Engenharia. In: World Congress On Engineering And Technology Education, Anais. Engineering Education in the Changing Society, Guarujá.

Machado, S., & Kazuko, T. (2009). Mediação Pedagógica Em Ambientes Virtuais De Aprendizagem : a Perspectiva Dos Alunos. Congresso Nacional de Educação, EDUCERE.

Messa, W. C. (2010). Utilização De Ambientes Virtuais De Aprendizagem – AVAs: A Busca por Uma Aprendizagem Significativa. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, (Ambientes Virtuais), pag:1–49.

Mora, N., Caballé, S., Daradoumis, T., Gañán, D., & Barolli, L. (2014). Providing Cognitive and Social Networking Assessment to Virtualized Collaborative Learning in Engineering Courses. In Intelligent Networking and Collaborative Systems (INCoS), 2014 International Conference on (pag. 463-468). IEEE.

Moore, M. G., Kearsley, G., Galman, R., & Mello, A. (2007). Educação a distância: uma visão integrada. Cengage Learning.

Mülbert, A. L., Girondi, A., Pereira, A. T. C., & Nakayama, M. K. (2013). Affection and Conflict in Learning Management System Interactions. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia.

Nolker, R., & Zhou, L. (2006). Mapping Discussion Roles: From the Classroom to the Online Discussion Board. In Association for Information Systems - 12th Americas Conference On Information Systems, AMCIS 2006 (Vol. 7, pp. 3961–3964).

Nova, C., Alves, L. (2003), Educação a Distância: Limites e Possibilidades, Educação a Distância: Uma Nova Concepção de Aprendizado e Interatividade. São Paulo: Futura, 2003. p. 43-50.

Pimentel, M., Gerosa, M. A., Filippo, D., Raposo, A., Fuks, H., & Lucena, C. J. P. (2006). Modelo 3C de Colaboração para o Desenvolvimento de Sistemas Colaborativos. Anais do III Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), Natal-RN. ISBN 85-7669-097-7.

Pinto, S. C. C., Schlemmer, E., dos Santos, C. T., Pérez, C. C., & Rheinheimer, L. R. (2002). AVA: Um Ambiente Virtual Baseado Em Comunidades. XIII Simpósio Brasileiro de Informática na educação–SBIE2002. São Leopoldo-RS.

Romani, L. A. S., & ROCHA, H. V. D. (2001). InterMap: Visualizando a Interação em Ambientes de Educação a Distância Baseados na Web. Encuentro Internacional De Informática En La Educación Superior, 1.

Santos, M., & Oliveira, M. (2011). Interação e Comunicação em Educação a Distância, Interação e Comunicação em Comunidades de Aprendizagem, Santa Cruz-RN.

Siebra, S. A., Salgado, A. C., & Tedesco, P. A. (2006). A Process for User Interaction Analysis in Collaborative Environments. Anais do III Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), Natal-RN. ISBN 85-7669-097-7.

Silva, O. G., & Navarro, E. C. (2012). A Relação Professor-Aluno No Processo Ensino-Aprendizagem. Revista Eletrônica Interdisciplinar.

Soller. A (2001) Supporting Social Interaction in an Intelligent Collaborative Learning System. International Journal of Artificial Intelligence in Education (IJAIED), Pittsburgh pp.40-62

Stepanyan, K., Mather, R., & Dalrymple, R. (2014). Culture, Role And Group Work: A Social Network Analysis Perspective On An Online Collaborative Course. British Journal of Educational.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
SOUSA NETO, Francisco S.; NETTO, José Francisco M.; DE LIMA, Dhanielly P. R.. Análise das Interações Sociais entre os Participantes de um Curso EaD: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 13. , 2016, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 1449-1461. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2016.9502.