Uma Revisão Sistemática da Literatura para Investigação de Estratégias de Ensino Colaborativo

  • Simone Erbs da Costa UDESC
  • Edilson Hipólito da Silva IFSC
  • Leandro Otávio Córdova Vieira UDESC
  • Carla Diacui M. Berkenbrock UDESC

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão sistemática que investiga o estado da arte do ensino colaborativo entre professores. As buscas foram realizadas nas bibliotecas digitais da ACM e IEEE Xplore. Foram revisados 591 artigos no período selecionado de 2009 a 2015. Neste artigo são destacados os resultados obtidos, bem como as metodologias utilizadas nas avaliações. Os dados demonstram que nas estratégias no ensino colaborativo entre professores ainda não são considerados os aspectos de colaboração de ensino, restringindo-se aos fatores de colaboração voltados às necessidades dos alunos ou na construção de material didático, os quais são geridos individualmente e não de forma colaborativa. A pesquisa também visa verificar tendências, estratégias e limitações por meio dos resultados identificados.

Referências

Bergman, O., Beyth-Marom, R., and Nachmias, R. (2008). The user-subjective approach to personal information management systems design: Evidence and implementations. J. Am. Soc. Inf. Sci. Technol., 59(2):235–246.

Boccacci, P., Ribaudo, M., and Mesiti, M. (2009). A collaborative environment for the design of accessible educational objects. In Proceedings of the 2009 IEEE/WIC/ACM International Joint Conference on Web Intelligence and Intelligent Agent Technology - Volume 03, WI-IAT ’09, pages 207–210, Washington, DC, USA. IEEE Computer Society.

Brereton, P., Kitchenham, B. A., Budgen, D., Turner, M., and Khalil, M. (2007). Lessons from applying the systematic literature review process within the software engineering domain. J. Syst. Softw., 80(4):571–583.

Caeiro-Rodríguez, M., Llamas-Nistal, M., Fern´andez-Iglesias, M., Mikic-Fonte, F., and Lama-Pen´ın, M. (2015a). Supporting real open educational resources in edu-area: Different views about open educational resources. In Frontiers in Education Conference (FIE), 2015. 32614 2015. IEEE, pages 1–8.

Caeiro-Rodríguez, M., Santos-Gago, J. M., Lama, M., and Llamas-Nistal, M. (2015b). A keyword recommendation experiment to support information organization and folksonomies in edu-area. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, 10(2):60–68.

Damiani, M. (2008). Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, 0(31).

Dichev, C. and Dicheva, D. (2012). Open educational resources in computer science teaching. In Proceedings of the 43rd ACM technical symposium on Computer Science Education, pages 619–624. ACM.

Dicheva, D. and Dichev, C. (2014). Finding open educational resources in computing. In Advanced Learning Technologies (ICALT), 2014 IEEE 14th International Conference on, pages 22–24. IEEE.

Dicheva, D. and Dichev, C. (2015). Cs/it oer: Availability, discoverability and use. In Proceedings of the 16th Annual Conference on Information Technology Education, SIGITE ’15, pages 133–138, New York, NY, USA. ACM.

Engestrom, Y. (1994). Teachers as collaborative thinkers: Activity-theoretical study of an innovative teacher team. Teachers’ minds and actions: Research on teachers’ thinking and practice, pages 43–61.

Fullan, M., Hargreaves, A., and Garcez, R. (2000). A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Biblioteca Artmed : fundamentos da educação. Artmed.

Gately, S. E. and Gately, F. J. (2001). Understanding coteaching components. Teaching exceptional children, 33(4):40–47.

Heredia, R. M. and Vinueza, P. C. (2015). A proposal model to monitor interdisciplinary research projects in latin american universities. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, 10(3):102–108.

Keele, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. In Technical report, Ver. 2.3 EBSE Technical Report. EBSE.

Khalili, N. R., Jacobius, T. M., Acevedo, J., and Nadal, E. O. (2007). Education without borders: Development of an interdisciplinary project based course between iit and itesm.

Kitchenham, B., Mendes, E., and Travassos, G. H. (2006). A systematic review of crossvs. within-company cost estimation studies. In Proceedings of the 10th international conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering, pages 81–90. British Computer Society.

Ktoridou, D. and Eteokleous, N. (2013). Interdisciplinary web-based learning practices in higher education. In Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2013 IEEE, pages 536–539.

Lin, C.-D. and Lin, M.-J. (2010). Promoting elementary school teachers’ professional development by e-teacher community competition. In Educational and Information Technology (ICEIT), 2010 International Conference on, volume 1, pages V1–135–V1–139.

Lin, C. D., Lin, M. J., and Zhang, X. S. (2011). Can we transform the e-teacher community to be a learning organization to promote school teachers’ professional development. In Communication Software and Networks (ICCSN), 2011 IEEE 3rd International Conference on, pages 245–249.

Mafra, S. N. and Travassos, G. H. (2005). Técnicas de leitura de software: Uma revisão sistemática. XIX Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, SBES, 5.

Nono, M. A. and MIZUKAMI, M. d. G. (2001). Aprendendo a ensinar: futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental e casos de ensino. Reunião anual da ANPED, 24.

Petticrew, M. and Roberts, H. (2008). Systematic reviews in the social sciences: A practical guide. John Wiley & Sons.

Pugach, M. C. and Johnson, L. J. (1989). The challenge of implementing collaboration between general and special education. Exceptional Children, 56(3):232–235.

Rabelo, L. C. C. (2012). Ensino colaborativo como estratégia de formação continuada de professores para favorecer a inclusão escolar. Universidade Federal de São Carlos.

Rodríguez, M. C. (2014). Opening lesson plans to support teaching innovation and open educational resources adoption. In Proceedings of The International Symposium on Open Collaboration, OpenSym ’14, pages 47:1–47:4, New York, NY, USA. ACM.

Sa’don, N. F., Alias, R. A., and Ohshima, N. (2014). Nascent research trends in moocs in higher educational institutions: A systematic literature review. In Web and Open Access to Learning (ICWOAL), 2014 International Conference on, pages 1–4.

Sa’don, N. F., Alias, R. A., and Ohshima, N. (2016). In Proceedings of the EUROPEAN STAKEHOLDER SUMMIT on experiences and best practices in and around MOOCs, pages 173–184.

Santos, N. S., Ferreira, L. S., and Prates, R. O. (2012). An overview of evaluation methods for collaborative systems. In Collaborative Systems (SBSC), 2012 Brazilian Symposium on, pages 127–135.

Thurler, M. and Wolff, J. (2001). Inovar no interior da escola. Artmed.

Torres, P. L. (2015). Metodologias para a produção do conhecimento: da concepção à prática. Curitiba : SENAR - PR.

Valtolina, S., Barricelli, B. R., Mesiti, M., and Ribaudo, M. (2012). User-centered design of e-learning tools for users with special needs: The visualpedia case study. IxD&A, 13:47–55.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
DA COSTA, Simone Erbs; DA SILVA, Edilson Hipólito; VIEIRA, Leandro Otávio Córdova; BERKENBROCK, Carla Diacui M.. Uma Revisão Sistemática da Literatura para Investigação de Estratégias de Ensino Colaborativo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 13. , 2016, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 1537-1548. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2016.9508.