Uma Revisão Sistemática da Literatura para Investigação de Estratégias de Ensino Colaborativo

  • Simone Erbs da Costa UDESC
  • Edilson Hipólito da Silva IFSC
  • Leandro Otávio Córdova Vieira UDESC
  • Carla Diacui M. Berkenbrock UDESC

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão sistemática que investiga o estado da arte do ensino colaborativo entre professores. As buscas foram realizadas nas bibliotecas digitais da ACM e IEEE Xplore. Foram revisados 591 artigos no período selecionado de 2009 a 2015. Neste artigo são destacados os resultados obtidos, bem como as metodologias utilizadas nas avaliações. Os dados demonstram que nas estratégias no ensino colaborativo entre professores ainda não são considerados os aspectos de colaboração de ensino, restringindo-se aos fatores de colaboração voltados às necessidades dos alunos ou na construção de material didático, os quais são geridos individualmente e não de forma colaborativa. A pesquisa também visa verificar tendências, estratégias e limitações por meio dos resultados identificados.

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Publicado
04/07/2016
DA COSTA, Simone Erbs; DA SILVA, Edilson Hipólito; VIEIRA, Leandro Otávio Córdova; BERKENBROCK, Carla Diacui M.. Uma Revisão Sistemática da Literatura para Investigação de Estratégias de Ensino Colaborativo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 13. , 2016, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 1537-1548. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2016.9508.