Análise da Popularidade, Visibilidade e Atividade de Diferentes Tipos de Robôs na Rede Social Twitter
Resumo
O Twitter é uma das maiores redes sociais da atualidade. Ela é utilizada por milhões de pessoas. Além de pessoas, esta rede social também é populada por robôs, que são programas de computador que agem na rede social realizando as mesmas ações que seres humanos realizam. Neste trabalho apresenta-se uma análise de 27 robôs no Twitter com o objetivo de investigar características dos conteúdos publicados, atuação e atenção recebida por eles. Três métricas são consideradas: visibilidade, atividade e popularidade. Os robôs são analisados de forma individual e por tipo de robô, que são: informativos, inteligentes interativos e inteligentes não-interativos. Os resultados mostram que os robôs diferem muito entre eles em termos do nível de atividade. Eles também têm visibilidade e popularidade diferentes. Análises de correlação revelam que popularidade e visibilidade são características que estão fortemente correlacionadas. Robôs inteligentes interativos exibem maior nível atividade. Maior visibilidade e popularidade são obtidas por robôs informativos. Diversas implicações desses resultados são apresentadas e discutidas.
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