Análise da Popularidade, Visibilidade e Atividade de Diferentes Tipos de Robôs na Rede Social Twitter

  • Andreza Valgas PUCMG
  • Felipe Carmo PUCMG
  • Lesandro Ponciano PUCMG
  • Luís Góes PUCMG

Resumo


O Twitter é uma das maiores redes sociais da atualidade. Ela é utilizada por milhões de pessoas. Além de pessoas, esta rede social também é populada por robôs, que são programas de computador que agem na rede social realizando as mesmas ações que seres humanos realizam. Neste trabalho apresenta-se uma análise de 27 robôs no Twitter com o objetivo de investigar características dos conteúdos publicados, atuação e atenção recebida por eles. Três métricas são consideradas: visibilidade, atividade e popularidade. Os robôs são analisados de forma individual e por tipo de robô, que são: informativos, inteligentes interativos e inteligentes não-interativos. Os resultados mostram que os robôs diferem muito entre eles em termos do nível de atividade. Eles também têm visibilidade e popularidade diferentes. Análises de correlação revelam que popularidade e visibilidade são características que estão fortemente correlacionadas. Robôs inteligentes interativos exibem maior nível atividade. Maior visibilidade e popularidade são obtidas por robôs informativos. Diversas implicações desses resultados são apresentadas e discutidas.

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Publicado
02/07/2017
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VALGAS, Andreza; CARMO, Felipe; PONCIANO, Lesandro; GÓES, Luís. Análise da Popularidade, Visibilidade e Atividade de Diferentes Tipos de Robôs na Rede Social Twitter. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 14. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1342-1356. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2017.9958.