MASSVA: Modelo de Avaliação de Sistemas Sociais sob a ótica dos Valores humanos nas postagens dos usuários

  • Denilson C. Oliveira UNIFOR
  • Elizabeth S. Furtado UNIFOR
  • Marilia S. Mendes UFC

Resumo


Sistemas Sociais (SS) possibilitam experiências interativas diversas aos seus usuários, cujas postagens em linguagem natural vêm sendo exploradas para diversos fins. Este artigo propõe um modelo para a avaliação de um SS a partir da investigação de valores humanos expressos das postagens dos usuários. Dados do Twitter foram analisados, segundo os conceitos do modelo, com o propósito de verificar a utilidade de tais valores para a interação do usuário com esses SS. Os resultados apontaram para a identificação de problemas de qualidade em uso desse SS, bem como para a possibilidade de melhorias a partir da descoberta de relacionamentos entre valores pessoais e sociais, expressos nas postagens analisadas.

Referências

Abu-Nimeh, S. ; Chen, T. ; Alzubi, O. (2011) “Malicious and Spam Posts in Online Social Networks”. Em IEEE Computer Society, P 23-28.

Arevalo Velosa, Z.; Arcelio, H.F.; Carlos, C.I. (2010). “Social responsability of science and engineering”. In ANDESCON, P 1-6.

Bedi, R.; Gove, N.R. (2012) “Application of Hippocratic principles for privacy preservation in social network”. Em (WICT), P 95-101.

Bedford, E., 1957. “Emotions,” Proceedings of the Aristotelian Society, 57: 281–304.

Beiming Sun ; Dept. of Comput. (2014) “Analyzing sentimental influence of posts on social networks”, Hong Kong Polytech. Univ., Hong Kong, China. P 546-551.

Bolea, Speranta Cecilia; Romanian Academy. (2015) “Vocabulary, synonyms and sentiments of hazard-related posts on social networks”. Em SpeD. P 14-17.

Donath, J. S. (1999) “Identity and Deception in the Virtual Community”. Em: KOLLOCK Peter. e Marc Smith. New York: Routledge.

Dron, J., (2007) “Designing the undisignable: social software and control”. Educational Technology & Society. 10(3). P 60-71.

Garau M., (2003) “The impact of avatar fidelity on social interaction in virtual environments,”. University College London.

Hogg, M.; Abrams D., 1988. Social Identications: A Social Psychology of Intergroup Relations and Group Processes. London: Routledge.

Holanda, Aurelio Buarque. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5 th edição, 2010;

Japiassu, H. (1977). “Introdução ao pensamento epistemológico”. 2. ed. Rio de Janeiro: F. Alves.

Kenny, A., 1963. Action, Emotion and Will, London; New York: Routledge and Kegan Paul; Humanities Press.

Klamma, R., Chatti, M., Duval, E., Hummel, H., Thora, E. (2007). “Social Software for Life-long Learning”. Educational Technology & Society, Vol 10. pp.72-83.

Lee J. G.; Antoniadis, P.; Salamatian, K. (2010). “Faving Reciprocity in Content Sharing Communities: A Comparative Analysis of Flickr and Twitter”. In ASONAM, P 136- 143.

Mayer, R. C., Davis, J. H. & Schoorman, F. D. (1995) “An Integrative Model of Organizational Trust,” Academy of Management Review (20), pp. 709-734.

McLoughlin, C. and Lee, M (2007). “Social software and participatory learning: Pedagogical choices with technology affordances in the Web 2.0”, Em: Ascilite Singapore, pp.664-675.

Mendes, M. (2015). “MALTU - Um modelo para avaliação da interação em sistemas sociais a partir da linguagem textual do usuário”. Tese (doutorado). Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Fortaleza, 2015.

Morville, P. (2004) “User Experience Design”.

Oliveira, D. C., Furtado, E. S., Mendes, M. S., (2016). “Do Users Express Values During Use of Social Systems? A Classification of Their Postings in Personal, Social and Technical Values”. In 8th International Conference, SCSM 2016, Held as Part of HCI International. Volume 9742. P 130-140.

Pereira R., M. Cecília C. Baranauskas. (2010) “Softwares sociais: uma visão orientada a valores”. In IHC, p. 149-158.

Pereira, R.; de Miranda, L.C.; Baranauskas, M.C.C.; Piccolo, L.S.G.; Almeida, L.D.A.; Dos Reis, J.C. Interaction design of social software: Clarifying requirements through a culturally aware artifact. Information Society (i-Society), P. 293 – 298, 2011.

Sabourin E., MARCEL MAUSS: Da dádiva à questão da reciprocidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, Vol.23, 2008.

Shirky, C. “A group is its own worst enemy: Social structure in social software”. O' Reilly Emerging Technology conference.CA.Em http://www.shi rky.com/ writings/group_enemy.html, 2005. Acesso em Dezembro/2015.

Schoeman, F., (1992). “Privacy and Social Freedom”. Cambridge: Cambridge University Press.

Smith, G. Tagging (2008) “People-Powered Metadata for the Social Web”. New Riders, Berkley.

Sorenson, O., R. Jan, Rivkin and F. Lee;(2006). “Complexity, networks and knowledge flow”,.Research Policy, vol. 35, P 994-1017.

Srivastava J.; Ahmad M.A.; Pathak N.; Hsu D. K. W.; (2008) “Data mining based social network analysis from online bahavior”. Em (SDM);

The Belmont Report (1978): Ethical Principles and Guidelines for the Protection of Human Subjects of Research.

Troussas, C.; Virvou, M.; et all. (2013) “Sentiment analysis of Facebook statuses using Naive Bayes classifier for language Learning”. Em (IISA). P 1-6.

Tsai, I.-C., Kim, B., Liu, P., Goggins S.P., Kumalasari, C. & Laffey, J.M. (2008) “Building a Model Explaining the Social Nature of Online Learning”. Educational Technology & Society. 11(3). P 198-215.

Wang B., Jiting Yang, Hongpei Liu. (2010) “Understanding the Mechanism of Social Network in the Knowledge Transfer Process”. Em PICMET, P.1-6.

Yang, S. J. H., I. Y. L. Chen, J. Huang and T. Fan, (2007) “Social network supports in knowledge sharing”, Second International Conference on Innovative Computing, Information and Control, ICICIC.
Publicado
02/07/2017
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Denilson C.; FURTADO, Elizabeth S.; MENDES, Marilia S.. MASSVA: Modelo de Avaliação de Sistemas Sociais sob a ótica dos Valores humanos nas postagens dos usuários. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 14. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1501-1515. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2017.9969.