O Impacto de Tecnologias Persuasivas em Populações Vulneráveis

  • Angélica F. S. Dias UFRJ
  • Frâncila Weidt UFRJ
  • Juliana B. S. França UFRRJ
  • Rodrigo Oliveira UFRJ

Resumo


As técnicas de persuasão no decorrer da história tiveram impacto na construção de frames de mundo que privilegiam interesses dos mais variados e atingem com maior força indivíduos em vulnerabilidade socioeconômica. Os avanços da computação têm viabilizado a construção de artefatos altamente persuasivos, criados principalmente para alterar as atitudes e comportamentos de seus usuários. Neste cenário a tecnologia se torna um meio de alcançar objetivos morais o que suscita preocupações éticas. O presente artigo apresenta o planejamento de uma pesquisa que tem como objetivo avaliar o impacto das tecnologias persuasivas em populações que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Referências

Berdichevsky, Daniel, and Erik Neuenschwander. "Toward an ethics of persuasive technology." Communications of the ACM 42, no. 5 (1999): 51-58.

Dresch, A., Lacerda, D. P., & Júnior, J. A. V. A. (2015). Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Bookman Editora.

Fogg, B.J. (2003). Persuasive Technology: Using Computers to Change what we Think and Do. Amsterdam: Morgan Kaufmann.

Gena, Cristina, Pierluigi Grillo, Antonio Lieto, Claudio Mattutino, and Fabiana Vernero. "When Personalization Is Not an Option: An In-The-Wild Study on Persuasive News Recommendation." Information 10, no. 10 (2019): 300.

Jacobs, N. (2020). Two ethical concerns about the use of persuasive technology for vulnerable people. Bioethics, 34(5), 519-526.

Lieto, Antonio, and Fabiana Vernero. "Influencing the others’ minds: An experimental evaluation of the use and efficacy of fallacious-reducible arguments in web and mobile technologies." (2014).

Mackenzie, C., Rogers, W., & Dodds, S. (2014). Introduction: what is vulnerability and why does it matter for moral theory?. Vulnerability: New essays in ethics and feminist philosophy, 1-29.

Rebelo, M. F. (2017). How Influencers’ Credibility on Instagram is perceived by consumers and its impact on purchase intention (Doctoral dissertation).

Spahn, Andreas. "And lead us (not) into persuasion…? Persuasive technology and the ethics of communication." Science and engineering ethics 18, no. 4 (2012): 633-650.

Soules, M. (2015). Media, persuasion and propaganda. Edinburgh University Press.
Publicado
12/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
DIAS, Angélica F. S.; WEIDT, Frâncila; FRANÇA, Juliana B. S.; OLIVEIRA, Rodrigo. O Impacto de Tecnologias Persuasivas em Populações Vulneráveis. In: DESENHO DE PESQUISA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 16. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 19-24. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2021.16030.