Rumo a um Ecossistema Educacional Apoiado por Computador e Socialização em Rede Descentralizada
Resumo
Os ecossistemas educacionais apoiados por computador endereçam desafios como interoperabilidade de serviços a fim de incrementar a gestão educacional e/ou os processos pedagógicos. Por outro lado, a inspeção de dados públicos de redes sociais também tem sido explorada na concepção de serviços educacionais. Entretanto, parte significativa dessas iniciativas investe em redes centralizadas ou privadas. Na pesquisa ora proposta, busca-se investigar benefícios das redes sociais descentralizadas e de código aberto quando interoperam com serviços dedicados em tais ecossistemas educacionais.
Referências
Cardoso, C. (2020). VisCC: uma aplicação Web LTI-compliant de apoio em ensino/aprendizagem de análise sintática em Tradutores. Monograa Bacharelado em Ciência da Computação. Universidade de Brasília (UnB).
Carvalho, I., Veiga, W., Campos, F., Braga, R., and Ströele, V. (2017). Qualidade de um ecossistema de e-learning: Indicadores de saúde. In Anais Principais do XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 230–237. SBC.
Coutinho, E. F. and Bezerra, C. I. M. (2019). Um estudo sobre a variabilidade de aspectos dinâmicos no ecossistema de software educacional solar. In Anais do I Workshop em Modelagem e Simulação de Sistemas Intensivos em Software, pages 59–68. SBC.
González-Amarillo, Á. M. et al. (2019). Ecosystem for the deployment and management of virtual laboratories based on the standard ims lti. Revista Facultad de Ingeniería, 28(53):79–99.
Kawagoe, A. L. (2019). O que aprendemos em silêncio: Aprendizagem informal e ecossistemas de aprendizagem. Master’s thesis, Universidade de Brasília (UnB).
Kuss, F. S. (2020). Ecossistema educacional apoiado por computadores : um modelo para uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. PhD thesis, Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática.
Lima, T., Barbosa, G., dos Santos, R. P., and Werner, C. (2014). Uma abordagem sociotécnica para apoiar ecossistemas de software. iSys - Revista Brasileira de Sistemas de Informação, 7(3):19–37.
Messerschmitt, D. G. and Szyperski, C. (2003). Software Ecosystem: Understanding an Indispensable Technology and Industry. The MIT Press.
Nagulendra, S. and Vassileva, J. (2014). Understanding and controlling the lter bubble through interactive visualization: a user study. In Proceedings of the 25th ACM conference on Hypertext and social media, pages 107–115.
Pimentel, M., Filippo, D., and Santoro, F. M. (2019). Design science research: fazendo pesquisas cientícas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Concepção da Pesquisa. Porto Alegre: SBC.
Veiga, W., Campos, F., David, J. M., and Braga, R. (2016). Uma abordagem de ecossistemas de software para o domínio de e-learning. In Anais do XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 574–581, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Wang, Y. and Kim, M. K. (2019). Identifying learning leaders in collaborative learning. In 13th Int. Conf. on CSCL, volume 2, pages 883–884, Lyon (France). ISLS.
Yeung, C.-m. A., Liccardi, I., Lu, K., Seneviratne, O., and Berners-Lee, T. (2009). Decentralization: The future of online social networking. In W3C Workshop on the Future of Social Networking Position Papers, volume 2, pages 2–7.