Inquietações e colaborações dos docentes no uso das TDIC durante o COVID-19

  • Nathalino P. Britto UNIRIO
  • Elizabeth S. Furtado UNIRIO
  • Liádina C. Lima UNIRIO

Resumo


O isolamento social provocado pelo Coronavírus (COVID-19), mantendo-se em funcionamento apenas os serviços essenciais, a educação presencial parou criando um novo normal para a continuação do calendário letivo na modalidade online. Investigamos quais as tecnologias digitais de informação e comunicação estiveram presentes nos questionamentos e opiniões entre os docentes e o motivo das suas escolhas pessoais, além das necessidades e as ansiedades para a continuação do ensino. Captamos 528 mensagens no aplicativo WhatsApp no período entre março e junho de 2020 e obtemos como resultado 15 ferramentas utilizadas, 6 propósitos na utilização e 5 mensagens com questionamentos e/ou opiniões.

Referências

Furtado, T. B. (2013). TechTudo. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/blender.html. Acesso em: 12 set. 2020.

Garrett, F. (2016). Davinci resolve 12. TechTudo. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/davinci-resolve-12.html. Acesso em: 12 set. 2020.

Gomes, A. S.; Pimentel, E. P. (2020). Ambientes Virtuais de Aprendizagem para uma Educação mediada por tecnologias digitais. Informática na Educação. CEIE-SBC. Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/ava/. Acesso em: 27 jun. 2020.

Ludovico, F. M. et al. (2020). COVID-19: desafios dos docentes na linha de frente da educação. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 58-74. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9166. Acesso em: 22 out. 2020.

Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Pimentel, M.; De Carvalho, F. S. P. (2020). Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante. Revista Horizontes. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-online/. Acesso em: 25 jun. 2020.

Quarta docente - EF Anos Iniciais. (2020). Experiências educativas no trabalho remoto durante a pandemia. 1 vídeo (57 min 58 seg). Disponível em: https://youtu.be/X1toZBxw_0U. Acesso em: 14 out. 2020.

Rodrigues, A. (2020). Ensino remoto na Educação Superior desafios e conquistas em tempos de pandemia. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/ensino-remoto-na-educacao-superior/. Acesso em: 22 out. 2020.

Santos, E. (2009). Educação online para além da ead: um fenômeno da cibercultura. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Disponível em: [link]. Acesso em: 09 set. 2020.

Sturion, L. et al. (2011). Uma Experiência da Utilização das TICs no Ensino Superior Através de um Sistema Semipresencial. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 12, n. 1.

Webinar PGCTIn. (2020). Ensino híbrido em tempo de pandemia: como iniciar com alunos e professores. 1 vídeo (02h41min15seg). Disponível em: https://youtu.be/CSqGHGViSZo. Acesso em: 22 mai. 2020.

Wong-Villacres, M. et al. (2020). “Decolonizing Learning Spaces for Sociotechnical Research and Design”. Conference Companion Publication of the 2020 on Computer Supported Cooperative Work and Social Computing. 2020.
Publicado
12/04/2021
BRITTO, Nathalino P.; FURTADO, Elizabeth S.; LIMA, Liádina C.. Inquietações e colaborações dos docentes no uso das TDIC durante o COVID-19. In: PESQUISAS EM ANDAMENTO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 16. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 62-69. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2021.16037.