Uma investigação sobre o marketing de influência

  • Carlos Oliveira IFRJ
  • Lívian Pascoal IFRJ
  • Luisa Veloso IFRJ
  • Victor Lima IFRJ
  • Letícia Viana IFRJ

Resumo


Com bilhões de usuários em todo o mundo, as redes sociais têm sido cada vez mais utilizadas para a compra e venda de produtos e serviços. Alguns desses usuários, os influenciadores digitais, têm muitos "seguidores"nessas redes. Esses seguidores são usuários que acompanham as postagens dos influenciadores digitais. Algumas dessas postagens são divulgações de produtos e serviços. Apesar de diversas empresas utilizarem as postagens dos influenciadores como estratégia de marketing, um relatório recente mostra que a taxa de conversão em vendas dessas postagens é baixa. Então, é necessário entender o que leva os usuários a comprar ou deixar de comprar produtos/serviços divulgados por esses influenciadores. Nesta pesquisa utilizamos um questionário com 548 pessoas que fazem compras em redes sociais para entender quais fatores as fazem comprar ou deixar de comprar a partir das postagens dos influenciadores. Os resultados iniciais mostram que esses fatores estão relacionados as seguintes características do influenciador (1) credibilidade (ou falta dela), (2) ser especialista (ou não) no produto/serviço que está divulgando, (3) carisma (ou falta dela) e, (4) não passar a impressão para o seguidor que está postando apenas porque está sendo pago. Estamos realizando algumas entrevistas para entender como os usuários identificam essas características a partir dos dados que estão disponíveis nas redes sociais. Por uma questão de espaço, a análise desses dados (dos questionários e entrevistas) será divulgado posteriormente. Esses dados nos permitirão implementar um processo para ajudar a decidir quais influenciadores digitais devem ser convidados para divulgar determinados produtos/serviços de forma a maximizar as vendas.

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Publicado
12/04/2021
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OLIVEIRA, Carlos; PASCOAL, Lívian; VELOSO, Luisa; LIMA, Victor; VIANA, Letícia. Uma investigação sobre o marketing de influência. In: PESQUISAS EM ANDAMENTO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 16. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 93-100. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2021.16041.