Sistemas Colaborativos e Educação em Computação: Uma Revisão Sistemática Sobre Comunidades de Prática e Gestão do Conhecimento no Ensino Superior

  • Lais Ribeiro Feevale
  • Patrícia Scherer Bassani Feevale

Resumo


Este trabalho alia estudos na área de Sistemas Colaborativos e Educação em Computação e busca sistematizar pesquisas já desenvolvidas que articulam o conceito de comunidades de prática (CoPs) enquanto espaços de gestão de conhecimento no ensino superior, para subsidiar o desenvolvimento de uma proposta de uso de CoPs no contexto de ensino formal. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, envolveu uma revisão sistemática de literatura na base de dados Web of Science (WoS). Resultados apontam que os estudos focam nos seguintes temas: infraestrutura das comunidades; protótipos de comunidades; comportamento dos membros; formas de geração de conteúdo; e extração e compartilhamento do conhecimento.

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Publicado
12/04/2021
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RIBEIRO, Lais; BASSANI, Patrícia Scherer. Sistemas Colaborativos e Educação em Computação: Uma Revisão Sistemática Sobre Comunidades de Prática e Gestão do Conhecimento no Ensino Superior. In: PESQUISAS EM ANDAMENTO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 16. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 101-108. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2021.16042.