Sistemas Colaborativos e Educação em Computação: Uma Revisão Sistemática Sobre Comunidades de Prática e Gestão do Conhecimento no Ensino Superior

  • Lais Ribeiro Feevale
  • Patrícia Scherer Bassani Feevale

Resumo


Este trabalho alia estudos na área de Sistemas Colaborativos e Educação em Computação e busca sistematizar pesquisas já desenvolvidas que articulam o conceito de comunidades de prática (CoPs) enquanto espaços de gestão de conhecimento no ensino superior, para subsidiar o desenvolvimento de uma proposta de uso de CoPs no contexto de ensino formal. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, envolveu uma revisão sistemática de literatura na base de dados Web of Science (WoS). Resultados apontam que os estudos focam nos seguintes temas: infraestrutura das comunidades; protótipos de comunidades; comportamento dos membros; formas de geração de conteúdo; e extração e compartilhamento do conhecimento.

Referências

CAVUSGIL, S. Tamer; CALANTONE, Roger J.; ZHAO, Yushan. Tacit knowledge transfer and firm innovation capability. The Journal of Business and Industrial Marketing, v. 18, n. 1, p. 6-21, 2003.

DE ANDRADE, Ilza Almeida et al. Inteligência coletiva e ferramentas web 2.0: a busca da gestão da informação e do conhecimento em organizações. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 1, n. 1, p. 27-43, 2011.

GAMBOA, Ángela María; HERRERA, Catalina. Virtual Learning Communities: Reflecting on my Teaching Practicum.

GONZÁLEZ-ANTA, Baltasar et al. Understanding the Sense of Community and Continuance Intention in Virtual Communities: The Role of Commitment and Type of Community. Social Science Computer Review, p. 0894439319859590, 2019.

GAMBOA, Ángela María; HERRERA, Catalina. Virtual Learning Communities: Reflecting on my Teaching Practicum.

HABASH, Riadh. g9toengineering: A Virtual Community of Practice in Knowledge Creation. In: 2019 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). IEEE, 2019. p. 1504-1511.

KOPER, Rob; SLOEP, Peter. Learning Networks: connecting people, organizations, autonomous agents and learning resources to establish the emergence of effective lifelong learning. 2002.

MACHADO, Felipe Nery Rodrigues. Big Data O Futuro dos Dados e Aplicações. Editora Saraiva, 2018.

ORDOÑEZ, Cristian Camilo et al. Strengthening competencies for building software, through a community of practice. In: Colombian Conference on Computing. Springer, Cham, 2017. p. 415-426.

RAPOSO-RIVAS, Manuela et al. Comunidades Virtuales de Aprendizaje: revisión de una década de producción científica Hispano-Lusa. 2016.

SANTORO, F. M.; PIMENTEL, M. Tecnologias Computacionais para Educação. Chronos (UNIRIO), v. 1, p. 83-91, 2009.

SEKKAL, Houda; AMROUS, Naila; BENNANI, Samir. Knowledge management and reuse in virtual learning communities. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 14, n. 16, p. 23-39, 2019.

VON KROGH, Georg et al. Enabling knowledge creation: How to unlock the mystery of tacit knowledge and release the power of innovation. Oxford University Press on Demand, 2000.

WENGER, Etienne. Communities of practice: A brief introduction. 2011.

ZOU, Ju-Mei; ZHANG, Jian-Ping. Participation Research of Virtual Learning Community. In: 2016 3rd International Conference on Mechatronics and Information Technology. Atlantis Press, 2016.
Publicado
12/04/2021
RIBEIRO, Lais; BASSANI, Patrícia Scherer. Sistemas Colaborativos e Educação em Computação: Uma Revisão Sistemática Sobre Comunidades de Prática e Gestão do Conhecimento no Ensino Superior. In: PESQUISAS EM ANDAMENTO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 16. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 101-108. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2021.16042.