SIRColab: Explorando Estruturas para o Estudo Colaborativo de Textos Científicos Remotamente

  • André V. Tardelli UFRJ
  • Luciana S. Brito UFRJ
  • Pablo E. L. Villanueva UFRJ
  • Adriana S. Vivacqua UFRJ
  • Juliana B. S. França UFRRJ
  • Angélica F. S. Dias UFRJ

Resumo


Estudantes de ensino superior podem encontrar dificuldades para realizar suas pesquisas de artigos científicos de forma rápida e colaborativa com as tecnologias atuais. Para facilitar o desenvolvimento de material acadêmico para grupos em ambientes remotos, foi proposta a estrutura para a Sumarização de Informações Relevantes em Ambientes Remotos Colaborativos (SIRColab). Fundamentado na metodologia Design Science Research (DSR), este artefato consiste em um formulário contendo as informações mais relevantes a serem buscadas durante a leitura de um artigo. A avaliação investiga as principais estratégias de estudo e combinações de grupos baseados em suas personalidades.

Referências

AGGER, Peter; STEPHENSON, Robert S.; HASENKAM, J. Michael. (2017). How to Read Scientific Publication. In: A Practical Guide to Biomedical Research. Springer, Cham, 2017. p. 55-58.

D’ANGELO, S., & GERGLE, D. (2018). An Eye For Design: Gaze Visualizations for Remote Collaborative Work. Proceedings of the 2018 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems - CHI ’18. No.: 349 Pages 1–12. doi:10.1145/3173574.3173923.

FUKS, Hugo et al. Do modelo de colaboração 3c à engenharia de groupware. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web–Webmidia, p. 0-8, 2003.

KRAUT, R. E., Fussell, S. R., Brennan, S. E., & Siegel, J. (2002). Understanding effects of proximity on collaboration: Implications for technologies to support remote collaborative work. Distributed work, 137-162.

MYERS, I. B., Myers, P.B. (1995) “Gifts Differing: Understanding Personality Type”Mountain View, CA: Davies-Black Publishing, 1995.

PIMENTEL, Mariano et al. (2006) Modelo 3C de Colaboração para o desenvolvimento de Sistemas Colaborativos. Anais do III Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, p. 58-67, 2006.

PIMENTEL, Mariano; FILIPPO, Denise; SANTORO, Flávia Maria. (2019). Design Science Research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Porto Alegre: SBC, 2019.

ROSSITTO, Chiara; LAMPINEN, Airi. Co-creating the Workplace: Participatory efforts to enable individual work at the Hoffice. Computer Supported Cooperative Work (CSCW), v. 27, n. 3-6, p. 947-982, 2018.

SANTOS, Thiago Marcondes; PIMENTEL, Mariano; FILIPPO, Denise. Tapetes Musicais Inteligentes: Computação Ubíqua para apoiar a Educação Musical. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n. 02, p. 123, 2016.

SHAFIE, Latisha Asmaak et al. Understanding collaborative academic writing among beginner university writers in Malaysia. Studies in Literature and Language, v. 1, n. 2, p. 58-69, 2010.

SUN, Tung-Tien. Active versus passive reading: how to read scientific papers? National Science Review, v. 7, n. 9, p. 1422-1427, 2020.

TARDELLI, André; França, Juliana; Dias, Angelica; Vivacqua, Adriana; Borges, Marcos. (2019). A Influência da Personalidade do Aluno na Construção de Grupos de Trabalho em Sala de Aula. (Proceedings of the SBIE 2019).

TARDELLI, André; França, Juliana; Dias, Angelica; Vivacqua, Adriana; Borges, Marcos. (2020). O Impacto dos Traços de Personalidade do Aluno na Formação de Grupos de Trabalho. Revista Brasileira de Informática na Educação, 28, 693-722.

TOSELAND, R.W.; Rivas, R. F. (2005). An introduction to group work practice. Boston: Allyn & Bacon. 64-91.

VAN KNIPPENBERG, D.; Schippers, M. C.; (2007). Work group diversity. Annual Review of Psychology, 58: 515–541.
Publicado
12/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
TARDELLI, André V.; BRITO, Luciana S.; VILLANUEVA, Pablo E. L.; VIVACQUA, Adriana S.; FRANÇA, Juliana B. S.; DIAS, Angélica F. S.. SIRColab: Explorando Estruturas para o Estudo Colaborativo de Textos Científicos Remotamente. In: PESQUISAS EM ANDAMENTO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 16. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 133-140. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2021.16046.