Uma plataforma gamificada de desafios baseados em worked examples extraídos de projetos de Software Livre para o ensino de Engenharia de Software

  • Simone de França Tonhão UEM
  • Williamson Silva UNIPAMPA
  • Thelma Colanzi UEM
  • Igor Steinmacher UTFPR

Resumo

Encontrar exemplos reais e que acompanhem a evolução da Engenharia de Software (ES) não é uma tarefa fácil para os professores da área. Os projetos de Software Livre (SL) têm sido uma alternativa no apoio ao ensino de ES, visto que, podem proporcionar contato com ambientes reais e são potenciais fontes para extração de worked examples. Além disso, a pandemia do COVID-19 trouxe um novo desafio: como manter os estudantes engajados no modo de ensino remoto. Esse desafio poderá perdurar além da pandemia, uma vez que o ensino híbrido é uma aposta para o período pós-pandemia. Diante disso, o objetivo deste trabalho é apoiar docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem, em momentos assíncronos das disciplinas de ES, por meio da proposição, avaliação e evolução de uma plataforma gamificada de desafios baseados em worked examples reais extraídos de projetos de Software Livre. Para alcançar esse propósito será guiada pela abordagem de pesquisa Design Science Research (DSR). Como resultado, pretende-se obter uma plataforma gamificada de desafios, e por meio dela investigar os impactos da adoção de worked examples extraídos de projetos de SL em ambientes assíncronos, e compreender como a gamificação de tais exemplos pode influenciar em aspectos motivacionais e de engajamento dos estudantes.

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Publicado
2022-04-25
Como Citar
TONHÃO, Simone de França et al. Uma plataforma gamificada de desafios baseados em worked examples extraídos de projetos de Software Livre para o ensino de Engenharia de Software. Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), [S.l.], p. 33-38, abr. 2022. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsc_estendido/article/view/19331>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2022.19331.