Impacto da Experiência Profissional e da Geração na Colaboração em Equipes de Sistemas de Informação

  • Sofia M. B. Machado UNIRIO
  • Bruna Diirr UNIRIO

Resumo


Produzir novos conhecimentos e soluções inovadoras são desafios para as organizações e para os seus Sistemas de Informação (SI). A geração tanto de conhecimento como de inovação está intimamente relacionada à colaboração entre profissionais para além do escopo de habilidades e conhecimentos individuais específicos. Esta pesquisa visa investigar como as experiências profissionais heterogêneas intervém na colaboração em equipes de SI compostas por integrantes de diferentes gerações. Almeja-se o desenvolvimento de um conjunto de boas práticas de apoio a essas equipes, bem como o suporte tecnológico associado.

Referências

Bachnik, K., Moll, I., & Montana, J. (2021). Collaborative spaces: At the intersection of design and management. Journal of Enterprising Communities: People and Places in the Global Economy.

Del Giudice, M., Carayannis, E., & Della Peruta, M. (2011). Cross-cultural knowledge management: Fostering innovation and collaboration inside the multicultural enterprise, volume 11. Springer Science & Business Media.

Du, Y., Shan, Y., Li, C., & Wang, R. (2018). Mass collaboration-driven method for recommending product ideas based on dempster-shafer theory of evidence. Mathematical Problems in Engineering, 2018.

Fuks, H., Raposo, A., Gerosa, M., Pimentel, M., & Filippo, D. (2011). Teorias e modelos de colaboração. In Sistemas colaborativos. Elsevier Editora Ltda. OCLC: 871029226.

Kapetanios, E. (2008). Quo vadis computer science: From Turing to personal computer, personal content, and collective intelligence. Data & Knowledge Engineering, 67(2):286–292.

Lakatos, E. M. (2017). Metodologia científica. Grupo Gen - Atlas, São Paulo, 7 edition. OCLC: 1001368611.

Machado, S. B. & Diirr, B. (2023). Professional experience characterization on information systems teams collaboration. In SBSI 2023 - Trilha de Pesquisa em SI.

McInnis, A. & Medvedev, K. (2021). Age, experience and creative labour: Narratives of creative professionals over age 55 in the new york fashion industry. International Journal of Fashion Studies, 8(2):281–298.

Moore, J. M., Everly, M., & Bauer, R. (2016). Multigenerational challenges: Teambuilding for positive clinical workforce outcomes. Online Journal of Issues in Nursing, 21(2).

NOVAES, S. (2018). Perfil geracional: um estudo sobre as características das gerações dos veteranos, baby boomers, x, y, z e alfa. SINGEP–Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 7.

Puron-Cid, G. (2011). Extending structuration theory: a study of an it-enabled budget reform in the context of cross-boundary collaboration. In Proceedings of the 5th International Conference on Theory and Practice of Electronic Governance, p. 115–124.

Roschelle, J. & Teasley, S. (1995). The Construction of Shared Knowledge in Collaborative Problem Solving. In O’Malley, C., editor, Computer Supported Collaborative Learning, p. 69–97. Springer Berlin Heidelberg, Berlin, Heidelberg.

Siakas, K. V., Georgiadou, E., & Balstrup, B. (2010). Cultural impacts on knowledge sharing: empirical data from eu project collaboration. Vine.

Strauss, A. & Corbin, J. (2008). Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Artmed.

Wylie, C. & Kim, S. (2022). Socialization, tacit knowledge, and conceptions of ‘experience’ among engineers. Engineering Studies, 14(1):17–33.
Publicado
22/05/2023
MACHADO, Sofia M. B.; DIIRR, Bruna. Impacto da Experiência Profissional e da Geração na Colaboração em Equipes de Sistemas de Informação. In: DESENHO DE PESQUISA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 18. , 2023, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1-5. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2023.228957.