Impacto da Experiência Profissional e da Geração na Colaboração em Equipes de Sistemas de Informação
Resumo
Produzir novos conhecimentos e soluções inovadoras são desafios para as organizações e para os seus Sistemas de Informação (SI). A geração tanto de conhecimento como de inovação está intimamente relacionada à colaboração entre profissionais para além do escopo de habilidades e conhecimentos individuais específicos. Esta pesquisa visa investigar como as experiências profissionais heterogêneas intervém na colaboração em equipes de SI compostas por integrantes de diferentes gerações. Almeja-se o desenvolvimento de um conjunto de boas práticas de apoio a essas equipes, bem como o suporte tecnológico associado.
Referências
Del Giudice, M., Carayannis, E., & Della Peruta, M. (2011). Cross-cultural knowledge management: Fostering innovation and collaboration inside the multicultural enterprise, volume 11. Springer Science & Business Media.
Du, Y., Shan, Y., Li, C., & Wang, R. (2018). Mass collaboration-driven method for recommending product ideas based on dempster-shafer theory of evidence. Mathematical Problems in Engineering, 2018.
Fuks, H., Raposo, A., Gerosa, M., Pimentel, M., & Filippo, D. (2011). Teorias e modelos de colaboração. In Sistemas colaborativos. Elsevier Editora Ltda. OCLC: 871029226.
Kapetanios, E. (2008). Quo vadis computer science: From Turing to personal computer, personal content, and collective intelligence. Data & Knowledge Engineering, 67(2):286–292.
Lakatos, E. M. (2017). Metodologia científica. Grupo Gen - Atlas, São Paulo, 7 edition. OCLC: 1001368611.
Machado, S. B. & Diirr, B. (2023). Professional experience characterization on information systems teams collaboration. In SBSI 2023 - Trilha de Pesquisa em SI.
McInnis, A. & Medvedev, K. (2021). Age, experience and creative labour: Narratives of creative professionals over age 55 in the new york fashion industry. International Journal of Fashion Studies, 8(2):281–298.
Moore, J. M., Everly, M., & Bauer, R. (2016). Multigenerational challenges: Teambuilding for positive clinical workforce outcomes. Online Journal of Issues in Nursing, 21(2).
NOVAES, S. (2018). Perfil geracional: um estudo sobre as características das gerações dos veteranos, baby boomers, x, y, z e alfa. SINGEP–Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade, 7.
Puron-Cid, G. (2011). Extending structuration theory: a study of an it-enabled budget reform in the context of cross-boundary collaboration. In Proceedings of the 5th International Conference on Theory and Practice of Electronic Governance, p. 115–124.
Roschelle, J. & Teasley, S. (1995). The Construction of Shared Knowledge in Collaborative Problem Solving. In O’Malley, C., editor, Computer Supported Collaborative Learning, p. 69–97. Springer Berlin Heidelberg, Berlin, Heidelberg.
Siakas, K. V., Georgiadou, E., & Balstrup, B. (2010). Cultural impacts on knowledge sharing: empirical data from eu project collaboration. Vine.
Strauss, A. & Corbin, J. (2008). Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Artmed.
Wylie, C. & Kim, S. (2022). Socialization, tacit knowledge, and conceptions of ‘experience’ among engineers. Engineering Studies, 14(1):17–33.