Entendendo a própria casa: conexões e alinhamentos para capacitar comunidades vulnerabilizadas na era da informação
Resumo
A pesquisa e representação de pessoas e grupos vulnerabilizados desempenham um papel essencial no entendimento necessário para a promoção de transformação de realidades sociais através da educação em tecnologia da informação. Neste sentido, É importante reconhecer que a falta de participação direta das populações envolvidas desde o início da pesquisa pode limitar suas abordagens, desviando o foco da pesquisa dos interesses das reais das comunidades, marginalizando vozes de lideranças e comprometendo a aproximação do cientista da complexidade das questões sociais implicadas. Considerando fundamental o engajamento das comunidades na pesquisa para a produção de tecnologia que atenda às suas necessidades, propomos uma investigação inicial sobre os interesses de aprendizagem de literacia de dados de comunidades vulnerabilizadas do Rio de Janeiro, com o objetivo de encontrar abordagens consistentes para a criação e aprofundamento das relações no ensino-aprendizagem de Interação Humano-Dados.
Referências
Bhargava, R., Deahl, E., Letouzé, E., Noonan, A., Sangokoya, D., and Shoup, N. (2015). Beyond data literacy: Reinventing community engagement and empowerment in the age of data.
Kumar, N. and Karusala, N. (2021). Braving citational justice in human-computer interaction. In Extended Abstracts of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI EA ’21, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Liang, C. A., Munson, S. A., and Kientz, J. A. (2021). Embracing four tensions in human-computer interaction research with marginalized people. ACM Trans. Comput.-Hum. Interact., 28(2).