Entendendo a própria casa: conexões e alinhamentos para capacitar comunidades vulnerabilizadas na era da informação

  • Luciana Brito UFRJ
  • Juliana França UFRJ
  • Angélica Dias UFRJ
  • Adriana Vivacqua UFRJ

Resumo


A pesquisa e representação de pessoas e grupos vulnerabilizados desempenham um papel essencial no entendimento necessário para a promoção de transformação de realidades sociais através da educação em tecnologia da informação. Neste sentido, É importante reconhecer que a falta de participação direta das populações envolvidas desde o início da pesquisa pode limitar suas abordagens, desviando o foco da pesquisa dos interesses das reais das comunidades, marginalizando vozes de lideranças e comprometendo a aproximação do cientista da complexidade das questões sociais implicadas. Considerando fundamental o engajamento das comunidades na pesquisa para a produção de tecnologia que atenda às suas necessidades, propomos uma investigação inicial sobre os interesses de aprendizagem de literacia de dados de comunidades vulnerabilizadas do Rio de Janeiro, com o objetivo de encontrar abordagens consistentes para a criação e aprofundamento das relações no ensino-aprendizagem de Interação Humano-Dados.

Palavras-chave: Literacia de dados, design participativo, educação, Comunidades vulnerabilizadas, ativismo

Referências

Antona, M. and Stephanidis, C. (2021). Universal Access in Human-Computer Interaction. Design Methods and User Experience: 15th International Conference, UAHCI 2021, Held as Part of the 23rd HCI International Conference, HCII 2021, Virtual Event, July 24–29, 2021, Proceedings, Part I, volume 12768. Springer Nature.

Bhargava, R., Deahl, E., Letouzé, E., Noonan, A., Sangokoya, D., and Shoup, N. (2015). Beyond data literacy: Reinventing community engagement and empowerment in the age of data.

Kumar, N. and Karusala, N. (2021). Braving citational justice in human-computer interaction. In Extended Abstracts of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, CHI EA ’21, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Liang, C. A., Munson, S. A., and Kientz, J. A. (2021). Embracing four tensions in human-computer interaction research with marginalized people. ACM Trans. Comput.-Hum. Interact., 28(2).
Publicado
22/05/2023
BRITO, Luciana; FRANÇA, Juliana; DIAS, Angélica; VIVACQUA, Adriana. Entendendo a própria casa: conexões e alinhamentos para capacitar comunidades vulnerabilizadas na era da informação. In: WORKSHOP BR-CHI DE PESQUISA E COLABORAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 18. , 2023, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 109-112. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2023.228404.