Desenvolvendo Competências Computacionais no Ensino Fundamental: Integração do Pensamento Computacional e do Metaverso no Ambiente Educacional

  • Fernanda C. S. Araujo Colégio Pedro II (CP2) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Adriana Vivacqua Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Juliana B. S. França Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo


Este artigo ressalta a importância da proficiência em computação para o sucesso na sociedade digital deste século, e como a integração do pensamento computacional e do metaverso pode beneficiar o ambiente educacional. A proposta de pesquisa é uma abordagem integrada de estratégias pedagógicas e práticas de ensino, que abrange desde a elaboração do conteúdo até a implementação de atividades práticas. Os elementos-chave do modelo compreendem desenvolvimento curricular, recursos pedagógicos e projetos colaborativos que envolvem o ensino do pensamento computacional, no contexto do metaverso, para estudantes do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Metaverso, Informática Educativa, Computação e educação, Educação Básica, Ensino Fundamental

Referências

Blikstein, Paulo, and Sepi Hejazi Moghadam. "Pre-college computer science education: A survey of the field." (2018). Google, LLC. [link]

Capatina, Alexandru, et al. "Elevating students’ lives through immersive learning experiences in a safe metaverse." International Journal of Information Management (2023): 102723. DOI: 10.1016/j.ijinfomgt.2023.102723

Falcão, Taciana Pontual, Tancicleide C. Simões Gomes, and Isabella Rocha Albuquerque. "O pensamento computacional através de jogos infantis: uma análise de elementos de interação." Anais do XVI IHC-Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais-IHC (2015).

Jagatheesaperumal, Senthil Kumar, et al. "Advancing education through extended reality and internet of everything enabled metaverses: applications, challenges, and open issues." arXiv preprint arXiv:2207.01512 (2022).

Kanematsu, Hideyuki, et al. "Virtual STEM class for nuclear safety education in metaverse." Procedia computer science 35 (2014): 1255-1261.

Oh, Hyun Jung, et al. "Social benefits of living in the metaverse: The relationships among social presence, supportive interaction, social self-efficacy, and feelings of loneliness." Computers in Human Behavior 139 (2023): 107498.

Lee, Sang Joon, Gregory M. Francom, and Jeremiah Nuatomue. "Computer science education and K-12 students’ computational thinking: A systematic review." International Journal of Educational Research 114 (2022): 102008.

Papert, Seymour. "Mindstorms: children, computers, and powerful ideas" January 1980.

Papert, Seymour. "The children's machine: Rethinking school in the age of the computer." New York (1993).

Raabe, André Luís Alice, et al. "Referenciais de formação em computação: Educação básica." Sociedade Brasileira de Computação (2017).

Teixeira, Paulo Jorge Magalhães, and Claudio Cesar Manso Passos. "Um pouco da teoria das situações didáticas (tsd) de Guy Brousseau." ZETETIKÉ. Revista de Educação Matemática 21.1 (2013): 155-168.

Wing, Jeannette. "PENSAMENTO COMPUTACIONAL–Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar." Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia 9.2 (2016).

Yildiz Durak, Hatice. "The effects of using different tools in programming teaching of secondary school students on engagement, computational thinking and reflective thinking skills for problem solving." Technology, Knowledge and Learning 25 (2020): 179-195.
Publicado
29/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
ARAUJO, Fernanda C. S.; VIVACQUA, Adriana; FRANÇA, Juliana B. S.. Desenvolvendo Competências Computacionais no Ensino Fundamental: Integração do Pensamento Computacional e do Metaverso no Ambiente Educacional. In: DESENHO DE PESQUISA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1-6. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238397.