Uma experiência exitosa na educação especial e inclusiva: o curso de extensão do IFRJ campus Belford Roxo
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência exitosa no que diz respeito à educação especial e inclusiva no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a partir de um projeto de extensão. O projeto consistiu em um curso de extensão no segundo semestre de 2023, em que foram debatidos vários assuntos relacionados ao tema com a comunidade interna e externa ao campus. Como resultado, pudemos construir o PEI (Plano Educacional Individualizado) dos alunos do campus e fomentar a adoção de políticas inclusivas a nível institucional.
Palavras-chave:
inclusão, formação, educação especial, políticas de educação
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. “Constituição da República Federativa do Brasil de 1988”. Brasília, DF: Presidência da República, [2016].
_______.Lei Brasileira de Inclusão. Disponível em: [link] Acesso em: 17 março 2024.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: [link] Acesso em: 17 março 2024.
FLORES, M. A., SIMÃO, A. M. V. (2009). Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores: contextos e perspectivas. Portugal: Edições pedagógicas.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior. “Resolução n. 55 de 17 de dezembro de 2014”. (2014) Disponível em: [link] Acesso em 04/03/2024.
_______. [site institucional]. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 março 2024.
NOZU, Washington Cesar Shoiti; ICASATTI, Albert Vinicius; BRUNO, Marilda Moraes. (2017) Educação inclusiva enquanto um direito humano. Inc. Soc., Brasília, DF, v. 11 n.1, p. 21-34.
ONU. “Declaração Universal dos Direitos Humanos”. Paris: Assembleia Geral da ONU, 1948.
UNICEF. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. [site institucional].Disponível em: [link] Acesso em 17 março 2024.
_______.Lei Brasileira de Inclusão. Disponível em: [link] Acesso em: 17 março 2024.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: [link] Acesso em: 17 março 2024.
FLORES, M. A., SIMÃO, A. M. V. (2009). Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores: contextos e perspectivas. Portugal: Edições pedagógicas.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior. “Resolução n. 55 de 17 de dezembro de 2014”. (2014) Disponível em: [link] Acesso em 04/03/2024.
_______. [site institucional]. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 março 2024.
NOZU, Washington Cesar Shoiti; ICASATTI, Albert Vinicius; BRUNO, Marilda Moraes. (2017) Educação inclusiva enquanto um direito humano. Inc. Soc., Brasília, DF, v. 11 n.1, p. 21-34.
ONU. “Declaração Universal dos Direitos Humanos”. Paris: Assembleia Geral da ONU, 1948.
UNICEF. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. [site institucional].Disponível em: [link] Acesso em 17 março 2024.
Publicado
29/04/2024
Como Citar
SAMIM, Aline dos Anjos Guimarçaes; SANTOS, Cassiano Luiz do Carmo; SCOVINO, Priscila da Costa.
Uma experiência exitosa na educação especial e inclusiva: o curso de extensão do IFRJ campus Belford Roxo. In: TRILHA DE COLABORAÇÃO NA PRÁTICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 243-246.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2024.238881.