Lusi: um chatbot baseado em Modelos de Linguagem para auxiliar nos atendimentos ao público em departamentos acadêmicos
Resumo
Departamentos acadêmicos lidam com demandas complexas — a exemplo de dúvidas sobre matrículas e disciplinas —, mas chatbots tradicionais, baseados em regras, falham ao oferecer respostas contextualizadas, gerando frustração e custos operacionais elevados. Desse modo, este estudo propõe o Lusi 2.0, um chatbot baseado em Large Language Models (LLMs) e Retrieval-Augmented Generation (RAG), o qual recupera informações semânticas de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e gera respostas precisas e contextualizadas, reduzindo a necessidade de intervenção manual. Adicionalmente, um experimento controlado comparará sua eficácia com um chatbot baseado em regras, envolvendo, pelo menos, 30 alunos de um departamento universitário. Logo, os resultados permitirão validar sua capacidade de humanizar serviços públicos, substituindo burocracia por diálogos empáticos, além de contribuir para aplicações práticas de LLMs em contextos educacionais.
Referências
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