Planejamento de Ferramenta Educacional Baseada em IA Generativa para Ensino de Programação

  • Francisco E. A. V. Júnior UFC
  • Leornado O. Moreira UFC
  • Emanuel F. Coutinho UFC

Resumo


O ensino de lógica de programação enfrenta desafios como a evasão e a falta de personalização, impactando diretamente o aprendizado dos alunos. Tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA) têm mostrado potencial para oferecer suporte interativo e adaptativo, tornando o ensino mais acessível e eficaz. Diante desse contexto, este trabalho propõe o planejamento de uma ferramenta baseada em IA generativa para o apoiar o ensino de lógica de programação. A proposta busca integrar usabilidade e interação humana-computador para promover um aprendizado mais personalizado e colaborativo. Além disso, considera a inclusão de saberes culturais e práticos sustentáveis no processo educacional. O estudo também avalia as limitações das ferramentas atuais e propõe métodos para mensurar o impacto pedagógico e a experiência do usuário.

Referências

Coutinho, E. F., Lima, E. T., Santos, C. C. (2017) Um panorama sobre o desempenho de uma disciplina inicial de programação em um curso de graduação. Revista Tecnologias na Educação, v. 9, n. 19.

Garcia, A. C. B., Vivacqua, A. S., Revoredo, K. C., Bernardini, F. C. (2012) Inteligência Artificial para Sistemas Colaborativos. In Pimentel, M. and Fuks, H., Sistemas Colaborativos, capítulo 20. Elsevier, Rio de Janeiro.

Castro, A., Menezes, C. (2012) Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional. In Pimentel, M. and Fuks, H., editors, Sistemas Colaborativos, capítulo 9. Elsevier, Rio de Janeiro.

Filippo, D., Pimentel, M., Wainer, J. (2012) Metodologia de Pesquisa Científica em Sistemas Colaborativos. In Pimentel, M. and Fuks, H., Sistemas Colaborativos, capítulo 23. Elsevier, Rio de Janeiro.

Pimentel, M. (2012) Estudo de Caso em Sistemas Colaborativos. In Pimentel, M. and Fuks, H., editors, Sistemas Colaborativos, capítulo 25. Elsevier, Rio de Janeiro.

Nicolaci-da-Costa, A. M., Pimentel, M. (2012) Sistemas Colaborativos para uma Nova Sociedade. In Pimentel, M. and Fuks, H., editors, Sistemas Colaborativos, capítulo 1. Elsevier, Rio de Janeiro.

Wang, Z., Liu, J., Bao, Q., Rong, H., Zhang, J. (2024) ChatLogic: Integrating logic programming with large language models for multi-step reasoning. International Conference on Artificial Intelligence Applications.

Maity, S.; Deroy, A. (2024) Generative AI and its impact on personalized intelligent tutoring systems. arXiv Preprint.

Okonkwo, C. W., Ade-Ibijola, A. (2021) Python-Bot: A chatbot for teaching Python programming. Engineering Letters, v. 29, n. 1, p. 123-135.

Brown, T., Mann, B., Ryder, N., Subbiah, M., Kaplan, J., Dhariwal, P., Amodei, D. (2020) Language Models are Few-Shot Learners. Advances in Neural Information Processing Systems, v. 33, p. 1877-1901.

Resnick, M., Maloney, J., Monroy-Hernandez, A., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., Kafai, Y. (2009) Scratch: Programming for all. Communications of the ACM, v. 52, n. 11, p. 60-67.

Papert, S. (1980) Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. Basic Books.

Gomes, A., Mendes, A. J. (2019) Learning to program – difficulties and solutions. In: Proceedings of the International Conference on Computer Science Education.
Publicado
02/06/2025
V. JÚNIOR, Francisco E. A.; MOREIRA, Leornado O.; COUTINHO, Emanuel F.. Planejamento de Ferramenta Educacional Baseada em IA Generativa para Ensino de Programação. In: DESENHO DE PESQUISA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 20. , 2025, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 24-28. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2025.6370.