Gamificação e Inclusão Digital: Desenvolvimento de um Jogo para Ensino da LGPD a Idosos
Resumo
O avanço tecnológico impulsionou debates sobre a proteção de dados em plataformas digitais, resultando na criação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. No entanto, a complexidade jurídica da legislação dificulta seu entendimento, especialmente para idosos. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um jogo utilizando a plataforma RPG Maker, para ensino da LGPD a idosos. A proposta baseia-se em abordagens gamificadas com desafios e simulações do cotidiano digital dos idosos. A metodologia seguirá o Design Thinking, para um desenvolvimento centrado no usuário e na resolução de problemas. Espera-se que a iniciativa contribua para a inclusão digital e proteção dos direitos dos idosos no ambiente.Referências
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Publicado
02/06/2025
Como Citar
MESQUITA, João Victor Cronemberger; COUTINHO, Emanuel F..
Gamificação e Inclusão Digital: Desenvolvimento de um Jogo para Ensino da LGPD a Idosos. In: DESENHO DE PESQUISA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 20. , 2025, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 35-39.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2025.6876.
