Desenvolvimento de Habilidades de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Uma Plataforma Educacional Alinhada à BNCC

  • Fernanda Couto dos S. Araujo CP2 / UFRJ
  • Juliana B. S. França UFRJ

Resumo


Este artigo versa sobre o ensino de Pensamento Computacional (PC) no Ensino Fundamental, alinhado à BNCC – Computação. O estudo tem como objetivo investigar e propor soluções para os desafios na implementação do PC, como a falta de formação docente e recursos didáticos, com foco em escolas públicas. O estudo propõe o desenvolvimento de uma plataforma educacional, baseada nos quatro pilares do PC e sua avaliação em ambiente escolar. O estudo visa contribuir para a integração do PC no currículo escolar, oferecendo uma solução prática para contextos com recursos limitados.

Referências

Brasil. BNCC Computação – “Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação” (2022). Disponível em: [link]

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). “Censo Escolar da Educação Básica - 2023: microdados”. Brasília, DF, [s.d.]. Disponível em: [link]

Lee, Sang Joon, Gregory M. Francom, and Jeremiah Nuatomue. "Computer science education and K-12 students’ computational thinking: A systematic review." International Journal of Educational Research 114 (2022): 102008.

Papert, Seymour. "Mindstorms: children, computers, and powerful ideas" January 1980.

RAABE, André L. A.; BRACKMANN, Christian P.; CAMPOS, Flávio R. “Currículo de referência em tecnologia e computação: da educação infantil ao ensino fundamental”. São Paulo: CIEB, 2018. E-book em pdf. Disponível em: [link]

Wing, Jeannette M. "Computational thinking." Communications of the ACM 49.3 (2006): 33-35.
Publicado
02/06/2025
ARAUJO, Fernanda Couto dos S.; FRANÇA, Juliana B. S.. Desenvolvimento de Habilidades de Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: Uma Plataforma Educacional Alinhada à BNCC. In: DESENHO DE PESQUISA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 20. , 2025, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 68-72. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2025.7413.