Engagement by Design Cards: Uma Ferramenta para o Design de Iniciativas de Crowdsourcing

  • Leonardo Vasconcelos UFF
  • Jean Zahn UFF
  • Daniela Trevisan UFF
  • José Viterbo UFF

Resumo


No mundo atual, as iniciativas de crowdsourcing ganharam ampla adoção. Entretanto, o uso esporádico dessas iniciativas inviabiliza o sucesso da aplicação, dificultando a obtenção de resultados concretos e a consolidação de uma massa crítica de informações. Nesse contexto, é essencial que os usuários estejam ativamente engajados. O engajamento dos usuários se refere à interação contínua com uma solução após a adoção. A falta de engajamento dos usuários pode gerar consequências negativas para a solução. A fim de superar esse desafio, criamos um baralho com 18 cartões que fornecem aos designers insights específicos para promover o engajamento do usuário em iniciativas de crowdsourcing. Realizamos workshops de design colaborativo online, nos quais os cartões foram usados para fornecer informações enriquecedoras aos participantes. Com base nessas sessões, analisamos as percepções sobre o workshop e o uso dos cartões. A partir da análise dos resultados dos workshops, evidenciou-se uma contribuição significativa para o avanço da pesquisa e práticas de design de iniciativas de crowdsourcing, particularmente no contexto de engajamento do usuário em tempo de design.

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Publicado
02/06/2025
VASCONCELOS, Leonardo; ZAHN, Jean; TREVISAN, Daniela; VITERBO, José. Engagement by Design Cards: Uma Ferramenta para o Design de Iniciativas de Crowdsourcing. In: ARTIGOS INTERNACIONAIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 20. , 2025, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 80-83. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2025.6533.