Mapeamento de Recursos Educacionais nos Cursos de Graduação do Programa UAB e dos dados da evasão
Resumo
A solução para os desafios educacionais, especialmente a evasão, é complexa e não pode ser alcançada por meio de respostas rápidas e imediatas. Esse fenômeno exige atenção especial, com estudos, pesquisas e reflexões críticas sobre os múltiplos fatores que o influenciam, sendo particularmente relevante na Educação a Distância. Diversos especialistas apontam causas como a condição socioeconômica dos estudantes, o impacto na vida social e o uso das tecnologias. Este trabalho foca nesse último aspecto, investigando a relação entre os recursos educacionais disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as taxas de evasão. A pesquisa, conduzida por meio de um estudo de caso exploratório com abordagem qualitativa, apresenta o mapeamento de recursos educacionais nos cursos de graduação do Programa UAB e dos dados da evasão. Os resultados indicam que a diversidade de recursos pode impactar a evasão, sugerindo que um maior número de ferramentas disponibilizadas está associado a taxas mais elevadas de desistência. Essa análise pode servir como base para o desenvolvimento de programas, pesquisas e formações voltadas para a redução da evasão na EaD, contribuindo para a implementação de estratégias educacionais mais eficazes e adaptadas à realidade dos estudantes.Referências
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Publicado
02/06/2025
Como Citar
SANTOS, Gleice Louise Garcia Costa dos; LEITE, Letícia Lopes.
Mapeamento de Recursos Educacionais nos Cursos de Graduação do Programa UAB e dos dados da evasão. In: CONCURSO DE TESES, DISSERTAÇÕES E TCCS EM SISTEMAS COLABORATIVOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 20. , 2025, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 91-103.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2025.7366.
