Um Estudo sobre a Adesão das Plataformas Digitais de Aprendizagem em um Cenário Pandêmico

  • Ricarth Lima UFPE
  • Carla Silva UFPE

Resumo


Esta pesquisa aborda a adoção e eficácia das plataformas de aprendizagem digital durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Destacando uma significativa transição para a educação online, impulsionada pela necessidade de flexibilidade e adaptação tecnológica, observou-se um considerável engajamento das pessoas usuárias apesar de desafios como interação limitada e problemas técnicos. Os resultados indicam que as plataformas digitais foram fundamentais para manter a continuidade educacional durante e após a pandemia, sublinhando seu papel crucial no contexto educacional contemporâneo.

Referências

Deus, L. C. J. de; Vivacqua, A.; França, J.. (2024) Mapeamento das ações de mediação colaborativa nas plataformas digitais utilizadas na educação. In: Simpósio Brasileiro De Sistemas Colaborativos (SBSC), Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, p. 200-209. ISSN 2326-2842.

Deus, W. S. de, Fioravanti, M. L., Oliveira, C. D. de, Barbosa, E. F. (2020) Emergency Remote Computer Science Education in Brazil during the COVID-19 pandemic: Impacts and Strategies. Revista Brasileira de Informática na Educação.

Falcão, P. A. de A. (2022) Os impactos do ensino remoto nos cursos de graduação em computação durante a pandemia da COVID-19: uma pesquisa de opinião voluntária no Centro de Informática da UFPE, [link], April.

Gil, A. C. (2002) Como elaborar projetos de pesquisa, 4ª. ed. São Paulo: Atlas S/A.

Keržič, D. et al., (2021) Academic student satisfaction and perceived performance in the e-learning environment during the COVID-19 pandemic: Evidence across ten countries. PLOS ONE.

Kish, L. (1987) Statistical design for research. New York: Wiley.

Lichand, G., Doria, C.A., Leal-Neto, O., Fernandes, J.P.C. (2021) The impacts of remote learning in secondary education during the pandemic in Brazil, Nature Human Behaviour.

Martins, G. J. T.; Freire, P. S. (2023) Absorptive capacity in startups: Leveraging Edtech’s competitive advantages during the Covid-19 pandemic. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 24, p. eRAMR230257.

Medeiros, J. B. (2019) Redação Científica: prática de fichamentos, resumos, resenhas, 13. ed. São Paulo: Atlas.
Publicado
02/06/2025
LIMA, Ricarth; SILVA, Carla. Um Estudo sobre a Adesão das Plataformas Digitais de Aprendizagem em um Cenário Pandêmico. In: TRILHA DE REFLEXÕES E PROVOCAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 20. , 2025, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 167-175. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2025.7400.