Histórias em quadrinhos e educação: uma análise do uso didático das Hqs
Resumo
As histórias em quadrinhos (HQs) são uma das manifestações artísticas e culturais mais conhecidas em todo mundo. Estas fazem parte do nosso cotidiano e espalharam sua popularidade para outras mídias, como o cinema, a televisão, jogos, e mais recentemente, com a educação. Consequentemente, a discussão sobre o uso das HQs no ensino vem rendendo excelentes trabalhos acadêmicos e a crescente incorporando desta linguagem na atividade didática. Sob esta perspectiva, este trabalho se propõe a analisar a origem das histórias em quadrinhos, sua trajetória no mundo acadêmico e, principalmente, sua aplicação na educação, como mecanismo no processo de ensino e de aprendizagem.
Referências
BRAZ, K. M. (2009) História em quadrinhos: um recurso didático para as aulas de Física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, Vitória.
DOLZ, J. (2004) Sequências Didáticas para o oral e a escrita: Apresentação de um procedimento. In Rojo, R. e Cordeiro , G.S (Org.) Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas, S P. Mercado de Letras.
FREDERICO, F. T.; GIANOTTO, D. E. P. (2012) Metodologia no ensino de Ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar Física. Revista
NUPEM, v. 4, n. 7: p. 199-215.
FERREIRA, A. J. (2008) (Org.) Formação de professores de Línguas, Gêneros Textuais em Práticas Sociais. Cascavel: UNIOESTE.
MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. (2007) Análise textual discursiva. Ijuí: Editora UNIJUÍ.
PASSOS, Eduardo. KASTRUP, Virgínia e ESCÓSSIA, Liliana da. (2009) Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Editora Sulina.
VERGUEIRO, Waldomiro e RAMA, Ângela. (2014) Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto.