Histórias em quadrinhos e educação: uma análise do uso didático das Hqs

  • Lucas Crisostomo UFF
  • Daniel Paiva UFF

Resumo


As histórias em quadrinhos (HQs) são uma das manifestações artísticas e culturais mais conhecidas em todo mundo. Estas fazem parte do nosso cotidiano e espalharam sua popularidade para outras mídias, como o cinema, a televisão, jogos, e mais recentemente, com a educação. Consequentemente, a discussão sobre o uso das HQs no ensino vem rendendo excelentes trabalhos acadêmicos e a crescente incorporando desta linguagem na atividade didática. Sob esta perspectiva, este trabalho se propõe a analisar a origem das histórias em quadrinhos, sua trajetória no mundo acadêmico e, principalmente, sua aplicação na educação, como mecanismo no processo de ensino e de aprendizagem.

Referências

ARAÚJO, G. C. (2008) As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso Didático-Pedagógico. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Letras e Artes, n. 2: p. 26-27.

BRAZ, K. M. (2009) História em quadrinhos: um recurso didático para as aulas de Física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, Vitória.

DOLZ, J. (2004) Sequências Didáticas para o oral e a escrita: Apresentação de um procedimento. In Rojo, R. e Cordeiro , G.S (Org.) Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas, S P. Mercado de Letras.

FREDERICO, F. T.; GIANOTTO, D. E. P. (2012) Metodologia no ensino de Ciências: contribuições da utilização de histórias em quadrinhos para ensinar Física. Revista
NUPEM, v. 4, n. 7: p. 199-215.

FERREIRA, A. J. (2008) (Org.) Formação de professores de Línguas, Gêneros Textuais em Práticas Sociais. Cascavel: UNIOESTE.

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. (2007) Análise textual discursiva. Ijuí: Editora UNIJUÍ.

PASSOS, Eduardo. KASTRUP, Virgínia e ESCÓSSIA, Liliana da. (2009) Pistas do método da cartografia. Porto Alegre: Editora Sulina.

VERGUEIRO, Waldomiro e RAMA, Ângela. (2014) Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto.
Publicado
03/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
CRISOSTOMO, Lucas; PAIVA, Daniel. Histórias em quadrinhos e educação: uma análise do uso didático das Hqs. In: PESQUISAS EM ANDAMENTO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 15. , 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 153-157.