Sec-SLA: especificação e validação de métricas para acordos de níveis de serviço orientados à segurança

  • Rafael R. Righi UFSC
  • Felipe R. Pellissari UFSC
  • Carlos B. Westphall UFSC

Resumo


A implantação de acordos de níveis de serviço entre fornecedores e usuários tem crescido muito rápido na área de telecomunicações; isto devido principalmente à popularização das redes de computadores e dos negócios na internet. Grande parte destes contratos levam em conta somente o desempenho e características físicas dos serviços e deixam em segundo plano aspectos referentes a uma área que exige igual consideração nas organizações: a segurança computacional. Este artigo contribui para a escrita de acordos de níveis de serviço voltados à segurança (Sec-SLA) através da definição e validação de métricas para serem usadas nesses contratos e agrega valor à literatura científica da área, já que expande os conceitos existentes de Sec-SLA.

Referências

A. Keller e G. Kar e H. Ludwig e A. Dan (2002). Managing Dynamic Services: A Contract Based Approach to a Conceptual Architecture. In: Proceedings of Network Operations and Management, pages 513–528. Florence, Italy.

Alexander Keller e Heiko Ludwig (2003). The WSLA Framework: Specifying and Monitoring Service Level Agreements for Web Services. Journal of Network and Systems Management, 11(1):57–81.

Amitava Dutta-Roy (2000). The Cost of Quality in Internet Style Networks. IEEE Spectrum, 37(9):57–62.

Andre Van Der Walt (2003). Managed Security Services who needs it ? Computer Fraud and Security, 2003(8):15–17.

Avrahan Left e James Rayfield (2003). Service Level Agreements and Commercial Grids. IEEE Internet Computing, 7(4):44–50.

Carl E. Landwehr (2001). Computer security. International Journal of Information Security, 1(1):3–13.

Dinesh Verma (1999). Supporting Service Level Agreements on IP Networks. New Riders, Indianapolis, US. ISBN: 1-57870-146-5.

Guilherme Rhoden e Edison Lopes Melo e Carlos Westphall (2002). Deteccao de intrusoes em backbones de redes de computadores atraves da analise de comportamento com SNMP. In: 20 Simposio Brasileiro de Redes de Computadores. Workshop em Seguranca de Sistemas Computacionais., pages 9–16. Buzios, Brasil.

Gunther Pernul (1995). Information Systems Security: Scope, State-of-the-art, and Evaluation of Techniques. International Journal of Information Management, 15(3):239– 255.

H. Venter e J. Eloff (2003). A taxonomy for information security technologies. Computers & Security, 22(4):299–307.

Jacques Bouman e Jos Trienekens (1999). Specification of Service Level Agreements, Clarifying Concepts on the Basis of Practical Research. In: Proceedings of Software Technology and Engineering Practice STEP, pages 169–178.

Janusz Gozdecki e Andrezej Jajszczyk (2003). Quality of Service Terminology in IP Networks. Communications Magazine IEEE, 41(3):153–159.

Jean Pierre Courtiat (2001). Qualidade de Servico no Mundo IP. Minicurso Simposio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC). Florianopolis, Brasil.

Joaquim Quinteiro Uchoa (2001). Políticas de Seguranca e Políticas de Uso. Simposio de Seguranca em Informatica (SSI). Sao Jose dos Campos, Brasil.

Luciano P. Gaspary e Leonardo L. Fagundes (2003). Avancos Rumo a Integracao de Tecnologias de Gerenciamento de Redes e Seguranca. Minicurso da Escola Regional de Redes de Computadores ERRC. PUCRS, Porto Alegre, Brasil.

Michael E. Whitman (2003). Enemy at the Gate: Threats to Information Security. Communications of the ACM, 46(8):91–95.

Nathan J. Muller (1999). Managing Service Level Agreements. International Journal of Network Management, 9(3):155–166.

Philip C. Hyland e Ravi Sandhu (1998). Management of Network Security Applications. In: Proceedings of 21st NIST-NCSC National Information Systems Security Conferense, pages 154–168. Virginia, US.

Ronda R. Henning (2000). Security Service Level Agreements: Quantifiable Security for the Enterprise? In: Proceedings of the workshop on New security paradigms, pages 54–60. ISBN:1-58113-149-6.

SANS Institute (2003). The Twenty Most Critical Internet Security Vulnerabilities. Acesso via internet. Disponível em: http://www.sans.org/top20/.

SLA Management Team (2001). SLA Management Handbook. TeleManagement Forum. Public Evaluation, Version 1.5 GB 917.

William Stallings (2003). Crytography and Network Security, page 44. Prentice Hall, New Jersey, United States, 3th edition. ISBN: 0-13-091429-0.
Publicado
10/05/2004
RIGHI, Rafael R.; PELLISSARI, Felipe R.; WESTPHALL, Carlos B.. Sec-SLA: especificação e validação de métricas para acordos de níveis de serviço orientados à segurança. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBSEG), 4. , 2004, Gramado. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2004 . p. 107-118. DOI: https://doi.org/10.5753/sbseg.2004.21230.