Sec-SLA: especificação e validação de métricas para acordos de níveis de serviço orientados à segurança

  • Rafael R. Righi UFSC
  • Felipe R. Pellissari UFSC
  • Carlos B. Westphall UFSC

Resumo


A implantação de acordos de níveis de serviço entre fornecedores e usuários tem crescido muito rápido na área de telecomunicações; isto devido principalmente à popularização das redes de computadores e dos negócios na internet. Grande parte destes contratos levam em conta somente o desempenho e características físicas dos serviços e deixam em segundo plano aspectos referentes a uma área que exige igual consideração nas organizações: a segurança computacional. Este artigo contribui para a escrita de acordos de níveis de serviço voltados à segurança (Sec-SLA) através da definição e validação de métricas para serem usadas nesses contratos e agrega valor à literatura científica da área, já que expande os conceitos existentes de Sec-SLA.

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Publicado
10/05/2004
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RIGHI, Rafael R.; PELLISSARI, Felipe R.; WESTPHALL, Carlos B.. Sec-SLA: especificação e validação de métricas para acordos de níveis de serviço orientados à segurança. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBSEG), 4. , 2004, Gramado. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2004 . p. 107-118. DOI: https://doi.org/10.5753/sbseg.2004.21230.