Um Framework Gerador de Tráfego para Detecção de Intrusões em Redes CAN

  • Luiz F. Junior UFU
  • Paulo Sérgio M. Vargas UFU
  • Paulo Vitor C. Lima UFU
  • Silvio E. Quincozes UFU/ UNIPAMPA

Resumo


As redes Controller Area Network (CAN) permitem comunicação intraveicular entre as Unidades Eletrònicas de Controle (ECU) e comunicação externa via WiFi, Bluetooth e USB, tornando-as vulneráveis a ataques cibernéticos. Este trabalho apresenta um framework gerador de conjuntos de dados para ajudar na detecção de intrusões em redes CAN, utilizando GANs (Generative Adversarial Networks) e VAEs (Variational Autoencoders). GANs criam datasets com distribuição similar aos dados reais, enquanto VAEs capturam a variabilidade, resultando em conjuntos de dados realistas e variados. Resultados preliminares mostram que o método proposto gera datasets de qualidade e variabilidade adequadas, podendo ser adaptado para outros ambientes.

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Publicado
16/09/2024
F. JUNIOR, Luiz; VARGAS, Paulo Sérgio M.; LIMA, Paulo Vitor C.; QUINCOZES, Silvio E.. Um Framework Gerador de Tráfego para Detecção de Intrusões em Redes CAN. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBSEG), 24. , 2024, São José dos Campos/SP. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 871-877. DOI: https://doi.org/10.5753/sbseg.2024.241619.