Análise dos Métodos de Ensino utilizados nas disciplinas de Sistemas de Informações nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis

  • Antônio Arthur de Souza UFMG
  • Ana Carolina Neves de Araújo UFMG
  • Mariana Guerra UFMG

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os métodos de ensino utilizados para lecionar disciplinas relacionadas com Sistemas de Informações (SIs) nos cursos de graduação em Administração (ADM) e Ciências Contábeis (CIC) na Universidade Federal de Minas Gerais. Para tanto, procurou-se apresentar uma discussão sobre o conteúdo, a carga horária e os métodos de ensino empregados nas disciplinas relacionadas com SIs nos dois cursos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os professores das disciplinas e os coordenadores. Além disso, aplicou-se um questionário aos alunos que cursam essas disciplinas nos dois cursos. Os resultados apontam que uma das principais limitações para lecionar as disciplinas é a precária disponibilização de recursos físicos e a dificuldade em conciliar o interesse dos alunos com atividades e métodos de ensino. A maioria dos entrevistados apontou a relevância das disciplinas de SIs para a formação profissional de administradores e contadores. Uma necessidade destacada pelos entrevistados foi a importância da inter-ligação das disciplinas de SIs com aquelas de outras áreas.
Palavras-chave: Métodos de Ensino, Sistemas de Informações, Administração, Ciências Contábeis

Referências

BARBANTI, Marta de Campos Maia. Estudo sobre a informática no ensino de administração de empresas. In: Enanpad,2001

BIREAUD, Annie. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto Editora, 1995.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

CULLINANE, Kevin; TOY, Neal. Identifying influential attributes in freight route/mode choice decisions: a content analysis. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review. v. 36, p. 41-53, março 2000.

GAGNÉ, Robert M. Como se realiza a aprendizagem. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1971.

GIL, Antonio Carlos. Didática no ensino superior. São Paulo: Atlas, 2006.

GIMENES, Régio Marcio Toesca; BERNARD, Ricardo Rodrigo Stark. Uma proposta metodológica para a implantação das técnicas de simulação empresarial associadas a construção e aplicação de sistemas de informações gerenciais e de apoio às decisões nos cursos de graduação em administração. Angrad. Apresentado no VII Congresso del Instituto de Costos. 2001. Disponível em http://www.angrad.org.br/.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de Informação. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

MARION, José Carlos, MARION, Arnaldo Luís Costa. Metodologias de ensino na área de negócios: para curso de administração, gestão, contabilidade e MBA. São Paulo: Atlas, 2006.

NÉRECI, Imídeo Giuseppe. Metodologia de ensino: uma introdução. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1989.

O'BRIEN, James A., Sistemas de informação: e as decisões na era da Internet. São Paulo: Saraiva, 2002.

PASSOS, Ivan Carlin. Métodos de Sucesso no Ensino da Contabilidade. In: CONGRESSO USP CONTABILIDADE, 3o, 2006. São Paulo.

SOUZA, Francisco Luciano de. Uma Interface entre a Teoria da Decisão e a Contabilidade. 1o SEMINÁRIO USP, 2001. São Paulo.

STAIR, Ralph M., REYNOLDS, George W. Princípios de Sistemas de Informação – uma abordagem gerencial. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

TURBAN, Efraim; RAINER JR., R. Kelly; POTTER, Richard E. Administração da tecnologia da informação – teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2005.

WESTBROOK, Lynn. Qualitative research methods
Publicado
08/11/2006
Como Citar

Selecione um Formato
DE SOUZA, Antônio Arthur; DE ARAÚJO, Ana Carolina Neves; GUERRA, Mariana. Análise dos Métodos de Ensino utilizados nas disciplinas de Sistemas de Informações nos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 3. , 2006, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2006 . p. 139-147. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2006.14737.