Um estudo sobre especificação de metas para sistemas de sistemas de informação: princípios de design e um modelo conceitual

  • Valdemar V. Graciano Neto Universidade Federal de Goiás
  • Flavio Horita Universidade Federal do ABC
  • Everton Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Adair Rohling Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jamal El-Hachem Université de Pau et des Pays de l'Adour
  • Daniel Santos Universidade de São Paulo
  • Elisa Y. Nakagawa Universidade de São Paulo

Resumo



Sistemas de informação com uso intensivo de software podem ser agregados para formar Sistemas de Sistemas de Informação (SoIS) e fornecer novas funcionalidades para atingir metas de alto nível, também conhecidas como missões. Missões representam uma preocupação importante neste contexto, uma vez que estão relacionadas tanto às capacidades dos sistemas constituintes quanto à forma como eles devem interagir entre si dentro de um SoSis. Devido a um papel tão relevante, conduzimos um estudo exploratório para avaliar como uma linguagem de última geração para especificação de missão tem apoiado a especificação da missão (renomeada como meta neste estudo) para o SoIS. Esta investigação foi realizada no contexto de um espaço SoIS composto por sistemas independentes de informação terrestre, satélites e outros sistemas para fornecer monitoramento de território e distribuição de dados ambientais. Os resultados indicam uma falta de suporte para as especificidades dos objetivos da SoIS, como a representação da interdependência entre as atividades e o suporte à dinâmica. Como principais contribuições, este artigo apresenta um conjunto de princípios de design e um modelo conceitual correspondente a ser seguido por idiomas adaptados para apoiar a especificação de objetivos no SoIS.
Palavras-chave: Sistemas-de-sistemas, objetivos, sistemas de informação, missões
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
V. GRACIANO NETO, Valdemar; HORITA, Flavio; CAVALCANTE, Everton; ROHLING, Adair; EL-HACHEM, Jamal; SANTOS, Daniel; Y. NAKAGAWA, Elisa. Um estudo sobre especificação de metas para sistemas de sistemas de informação: princípios de design e um modelo conceitual . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 160-167.