Myosotis: um sistema de informação aplicado ao problema das pessoas desaparecidas

  • Raul S. Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carlos G. de Oliveira Instituto INFNET
  • Alexandre A. B. Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo



Segundo estimativas do governo federal, 200 mil pessoas desaparecem de suas casas todos os anos no Brasil. Em 2002, a rede nacional brasileira de identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos estabeleceu quatro metas importantes para enfrentar esse grave problema. Nosso trabalho é motivado por dois deles: criar um registro unificado de dados de pessoas desaparecidas e casos relatados e promover o compartilhamento de informações entre os membros da rede. Visando esses objetivos, desenvolvemos o Myosotis, um sistema de informações que realiza análises dentro de um banco de dados unificado sobre pessoas desaparecidas brasileiras. Os dados são coletados de forma autônoma de diferentes fontes. Nossos primeiros resultados empíricos mostram que nosso sistema supera todas as soluções existentes no país, incluindo o banco de dados oficial do governo brasileiro, em até 122% quando se considera o número de registros distintos. Além disso, nosso módulo de análise de padrões é capaz de fornecer insights sobre quais características das pessoas os tornam mais estatisticamente suscetíveis a desaparecer. Todas essas informações consolidadas e o banco de dados agregado também estão disponíveis publicamente por meio de um aplicativo da Web de código-fonte aberto e uma API pública. Mostramos como desenvolvemos este sistema, primeiro no país e ainda raro no mundo, e os principais desafios que este sistema ainda precisa superar. Todas essas informações consolidadas e o banco de dados agregado também estão disponíveis publicamente por meio de um aplicativo da Web de código-fonte aberto e uma API pública. Mostramos como desenvolvemos este sistema, primeiro no país e ainda raro no mundo, e os principais desafios que este sistema ainda precisa superar. Todas essas informações consolidadas e o banco de dados agregado também estão disponíveis publicamente por meio de um aplicativo da Web de código-fonte aberto e uma API pública. Mostramos como desenvolvemos este sistema, primeiro no país e ainda raro no mundo, e os principais desafios que este sistema ainda precisa superar.
Palavras-chave: Integração de Dados, Sistema de Informação, Descoberta de Conhecimento, Banco de Dados de Pessoas Desaparecidas, Aprendizado Supervisionado
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
S. FERREIRA, Raul; G. DE OLIVEIRA, Carlos; A. B. LIMA, Alexandre. Myosotis: um sistema de informação aplicado ao problema das pessoas desaparecidas . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 239-245.