Otimização de Rotas Sequenciais Multiobjetivo aplicada em Redes Viárias de Larga Escala com Congestionamento de Veículos

  • Renê D. N. de Morais Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Cícero Garrozi Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo



A complexidade dos problemas do mundo real requer, na maioria dos casos, soluções otimizadas considerando múltiplos objetivos. Por esse motivo, a otimização multi-objetivo tem sido usada cada vez mais para tratar esse tipo de problema. Neste trabalho, uma abordagem é proposta para lidar com a geração de rotas multi-objetivo, considerando múltiplas métricas e estimativas de congestionamento de tráfego. Os experimentos incluem veículos que pretendem executar rotas com múltiplas paradas em redes rodoviárias de grande porte. Os dados do OpenStreetMap foram usados para criar a rede rodoviária que contém todas as informações necessárias. Quatro cenários foram simulados com diferentes níveis de congestionamento de tráfego. Depois disso, os resultados obtidos foram comparados com as melhores soluções computadas pelo Algoritmo de Dijkstra. A abordagem proposta obteve bom desempenho computacional e demonstrou eficiência, oferece bons trade-offs, destacando os melhores resultados para cenários com maiores níveis de congestionamento de tráfego.
Palavras-chave: Problema de Planejamento de Rota Multi-objetivo, Problema de caminho mais curto de múltiplos objetivos, OpenStreetMap, Mobilidade Inteligente, Tráfego congestionado
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
MORAIS, Renê D. N. de; GARROZI, Cícero. Otimização de Rotas Sequenciais Multiobjetivo aplicada em Redes Viárias de Larga Escala com Congestionamento de Veículos . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 309-316.