Gestão de Pessoas em Desenvolvimento Ágil de Software

  • Pedro Thiago R. de Alcântara Universidade de Brasília
  • Edna Dias Canedo Universidade de Brasília
  • Ruyther Parente da Costa Universidade de Brasília

Resumo



A Gestão de Pessoas (PM) faz parte do gerenciamento de projetos de software, já que o Processo de Desenvolvimento de Software (SDP) depende das pessoas que fazem isso. Para maximizar o sucesso dos projetos de software, os métodos ágeis concentram-se nas pessoas e suas interações. No entanto, projetos ágeis ainda sofrem com os riscos de falhas. Entendendo que o PM é uma atividade complexa e central no SDP, este artigo tem como objetivo mapear como os estudos acadêmicos descrevem o PM no ambiente de desenvolvimento de software, quais boas práticas são descritas por esses estudos e como a indústria de software aplicou o PM. Portanto, pretende-se construir um modelo de PM para abordagens ágeis de desenvolvimento de software. Uma Revisão Sistemática da Literatura (SLR) foi realizada com o objetivo de obter dados sobre o estado da arte da MP no desenvolvimento ágil, e também uma pesquisa em formato de questionário, que foi respondida por profissionais que atuam no setor para mapear a aplicação do PM. mecanismos em organizações de desenvolvimento de software. A partir dos dados obtidos no SLR e nos questionários aplicados foi proposto um modelo de Gestão de Pessoas. O modelo proposto foi genericamente construído para servir como um guia de PM em projetos ágeis, independentemente das características da organização e da equipe de desenvolvimento onde o modelo será implementado.
Palavras-chave: Metodologias ágeis, Modelo de Gestão de Pessoas, Gestão de Pessoas, Processo de Desenvolvimento de Software
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
ALCÂNTARA, Pedro Thiago R. de; CANEDO, Edna Dias; COSTA, Ruyther Parente da. Gestão de Pessoas em Desenvolvimento Ágil de Software . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 374-383.