De Processos de Negócio para Jogos Digitais: Uma Proposta de Mapeamento

  • Tadeu Moreira de Classe Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Renata Mendes de Araujo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Geraldo Bonorino Xexéo Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo



Todas as organizações realizam processos para atingir seus objetivos de negócios, visando obter vantagem competitiva, aprimorando-os por meio de atividades de inovação e redesenho. Algumas abordagens, como a Social BPM, argumentam que os próprios clientes podem contribuir com as inovações dos processos de negócios, mas esses clientes também possuem interesses e motivações, tornando essa colaboração um desafio. Argumenta-se que, antes de contribuir com um processo, as pessoas devem entendê-lo. Uma maneira de dar as particularidades dos processos é usando jogos digitais. Nesse sentido, a proposta de pesquisa é estudar as interações de processos através de jogos digitais, e tal é necessário pensar como projetar jogos digitais, visando facilitar a representação do processo em jogos. Portanto, este trabalho apresenta um método de mapeamento entre elementos de modelos de processos e elementos de design de jogos digitais, com foco em facilitar as representações de processos em jogos. A partir deste método, foram feitos estudos de caso para verificar as semelhanças de mapeamento realizadas com o mesmo processo e a replicabilidade do mapeamento para diferentes processos. Como resultado, observamos que o método de mapeamento parece útil para obter elementos de design de jogos digitais baseados em modelos de processos de negócios, ajudando a representá-los como jogos digitais.
Palavras-chave: Modelos de Processos de Negócios, Pesquisa científica de design, Design de jogos digitais, Método de Mapeamento de Elementos
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
CLASSE, Tadeu Moreira de; ARAUJO, Renata Mendes de; XEXÉO, Geraldo Bonorino. De Processos de Negócio para Jogos Digitais: Uma Proposta de Mapeamento . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 465-472.