Estratégias de Comunicação para Viabilizar a Transparência na Interação Humano-Dados

  • Patrick Barreto Universidade Federal Fluminense
  • Luciana Salgado Universidade Federal Fluminense
  • José Viterbo Universidade Federal Fluminense

Resumo



Com uma evolução dos dispositivos móveis, as pessoas passaram uma geração e compartilham uma quantidade significativa de dados sobre seus derivados em serviços ou plataformas na Web. Neste contexto, esses dados podem ser coletados, processados, armazenados e utilizados por terceiros, muitas vezes, de forma imperceptível ao usuário. Assim, uma área emergente, chamada Interação Humano-Dados (IDH), busca considerar a inclusão de fatores humanos no fluxo de dados, fornecendo mecanismos para que os gerentes interajam de forma mais transparente com os sistemas que usam seus dados. Além disso, há dificuldades em interagir com esses mecanismos e entender o que eles podem fazer. Assim, é importante criar designers sobre como transmitir os recursos de HDI aos usuários, contribuindo para o melhor uso. Com base nesta visão, este trabalho apresenta uma estratégia de comunicação e permite a Interação Humano-Dados através da identificação da aplicação de conceitos de IDH em aplicações de gerenciamento de dados, utilizando o Método de Inspeção Semiótica (SIM).
Palavras-chave: Interação de Dados Humanos, Dados pessoais, Método de Inspeção Semiótica, Transparência, Ferramentas de aprimoramento de transparência
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
BARRETO, Patrick; SALGADO, Luciana; VITERBO, José. Estratégias de Comunicação para Viabilizar a Transparência na Interação Humano-Dados . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 530-527.