Experimentando o Design Thinking no refinamento de requisitos para um sistema de gerenciamento de aprendizado

  • Marcos da Soledade Jr Universidade de São Paulo
  • Ricardo Freitas Universidade de São Paulo
  • Sarajane Peres Universidade de São Paulo
  • Marcelo Fantinato Universidade de São Paulo
  • Reinhold Steinbeck Stanford University
  • Ulisses Araújo Universidade de São Paulo

Resumo


No desenvolvimento de sistemas de informação, os engenheiros de software buscam melhorar a funcionalidade e a usabilidade dos sistemas, o que pode exigir uma revisão de seus requisitos. Considerando um cenário de processo de ensino-aprendizagem, a garantia de tais metas exige cumprir as regras pedagógicas e satisfazer os desejos e necessidades dos alunos. Este artigo relata uma experiência no refinamento de requisitos para um Sistema de Gestão de Aprendizagem, envolvendo os usuários do sistema por meio da aplicação da metodologia Design Thinking. Design Thinking é um conjunto de técnicas e ferramentas centradas no ser humano que suporta um processo iterativo para produzir, analiticamente e criativamente, soluções para desafios reais. Além disso, os autores apresentam um conjunto de requisitos refinados como resultado do experimento.

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Publicado
22/05/2013
SOLEDADE JR, Marcos da; FREITAS, Ricardo; PERES, Sarajane; FANTINATO, Marcelo; STEINBECK, Reinhold; ARAÚJO, Ulisses. Experimentando o Design Thinking no refinamento de requisitos para um sistema de gerenciamento de aprendizado. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 9. , 2013, João Pessoa. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 182-193. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2013.5686.