Experimentando o Design Thinking no refinamento de requisitos para um sistema de gerenciamento de aprendizado

  • Marcos da Soledade Jr Universidade de São Paulo
  • Ricardo Freitas Universidade de São Paulo
  • Sarajane Peres Universidade de São Paulo
  • Marcelo Fantinato Universidade de São Paulo
  • Reinhold Steinbeck Stanford University
  • Ulisses Araújo Universidade de São Paulo

Resumo


No desenvolvimento de sistemas de informação, os engenheiros de software buscam melhorar a funcionalidade e a usabilidade dos sistemas, o que pode exigir uma revisão de seus requisitos. Considerando um cenário de processo de ensino-aprendizagem, a garantia de tais metas exige cumprir as regras pedagógicas e satisfazer os desejos e necessidades dos alunos. Este artigo relata uma experiência no refinamento de requisitos para um Sistema de Gestão de Aprendizagem, envolvendo os usuários do sistema por meio da aplicação da metodologia Design Thinking. Design Thinking é um conjunto de técnicas e ferramentas centradas no ser humano que suporta um processo iterativo para produzir, analiticamente e criativamente, soluções para desafios reais. Além disso, os autores apresentam um conjunto de requisitos refinados como resultado do experimento.

Referências

Arantes, F. L. (2011). Organizational semiotics and participatory design to requirements elicitation - a case study. In Proc. of 7th Braz. Symp. on Inform. System, pages 322–333.

Bound, D. and Feletti, G. (1998). The Challenge of Problem Based Learning. Routledge.

Brown, T. (2008). Design thinking. Harvard Business Review, 86(6):84–95.

Dynn, C. L., Agogino, A. M., Eris, O., Frey, D. D., and Leifer, L. J. (2005). Engineering

design thinking, teaching, and learning. J. of Eng. Educ., 34(01):103–120.

Gonzalez, C., Gonzalez, E., Cruz, V., and Saavedra, J. (2010). Integrating the design thinking into the ucd’s methodology. In IEEE Educ. Eng., pages 1477 –1480.

Gumienny, R., Meinel, C., Gericke, L., Quasthoff, M., LoBue, P., and Willems, C. (2011). Design Thinking - Understand - Improve - Apply, chapter Tele-Boar: Enabling Efcient Collaboration In Digital Design Spaces Across Time and Distance, pages 147–164. Springer-Verlag.

Jarvis, N., Cameron, D., and Boucher, A. (2012). Attention to detail: annotations of a design process. In Proc. of the 7th Nordic Conf. on Human-Comp. Interaction: Making Sense Through Design, pages 11–20.

Liikkanen, L. A., Laakso, M., and Björklund, T. (2011). Foundations for studying creative In Proc. of the 2nd Conf. on Creativity and Innovation in Design, design practices. pages 309–315. ACM.

Liu, J., Zhang, M., and Hu, X. (2011). Dmml: A design thinking process modeling language. In Proc. of 12th Int. Conf. on Comp.-Aided Design and Comp. Graph., pages 44–48.

Nash, J. B., Richter, C., and Allert, H. (2005). Evaluating computer-supported learning In Khosrow-Pour, M., editor, Encyclopedia of Information Science and initiatives. Technology, pages 1125–1129. Idea Group.

Pasman, G. and Wieringa, E. (2011). Landing design thinking in industry: “making software for bookkeeping, but not in a bookkeeping way”. In Proc. of the 2011 Conf. on Designing Pleasurable Products and Interfaces, pages 47:1–47:4.

Plattner, H., Meinel, C., and Leifer, L., editors (2011). Design Thinking - Understand - Improve - Apply. Springer-Verlag.

Steinbeck, R. (2011). Building creative competence in globally distributed courses through design thinking. Scientic J. of Media Educ., 29(37):27–34.

Sun, Z. Gao, S. and Liu, J. (2009). A representation of context in design thinking process modeling. In Proc. of 11th Int. Conf. on Comp.-Aided Design and Comp. Graph., pages 416–421.

Uacker, M., Kowark, T., and Zeier, A. (2011). Design Thinking - Understand - Improve - Apply, chapter An Instrument for Real-Time Design Interactions Capture and Anlaysis, pages 131–146. Springer-Verlag.
Publicado
22/05/2013
Como Citar

Selecione um Formato
SOLEDADE JR, Marcos da; FREITAS, Ricardo; PERES, Sarajane; FANTINATO, Marcelo; STEINBECK, Reinhold; ARAÚJO, Ulisses. Experimentando o Design Thinking no refinamento de requisitos para um sistema de gerenciamento de aprendizado. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 9. , 2013, João Pessoa. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 182-193. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2013.5686.