Qualificação e reconhecimento de profissionais de Sistemas de Informação

  • Eliane Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


Este artigo problematiza a qualificação e reconhecimento de profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) em termos conceituais oriundos da psicologia e sociologia do trabalho, e empíricos, resultantes de três pesquisas de campo: uma sobre reconhecimento contemplando profissionais de TI em todo Brasil, outra sobre reconhecimento e qualificação, realizada junto a egressos de Sistemas de Informação, e um estudo de caso em uma empresa de TI. Conclui-se que o reconhecimento social da profissão, conforme percebido pelos profissionais, não é grande (contam para esta percepção os salários e status social), embora o reconhecimento do trabalho realizado no âmbito das empresas possa ser razoável. A qualificação necessária para realizar o trabalho. por sua vez, não se restringe a cursos de graduação na área de TI, seja tecnológicos ou de bacharelado, mas envolve também investimento pessoal e certificações em tecnologias.

Palavras-chave: Qualificação, Reconhecimento, Sistemas de Informação, egressos, Profissionais de TI

Referências

Bourdieu, P. 2008. A Distinção: a crítica social do julgamento. São Paulo, EDUSP.

Bourdieu, P., Boltanski, L. 1998. O diploma e o cargo: relações entre o sistema de produção e o sistema de reprodução. In: Nogueira, M. A.; Catani, A. (Orgs) Escritos de educação. Petrópolis, Vozes.

Crivellari, H. M. T.; Melo, M.C.O. 1989. Saber Fazer - Implicações da Qualificação. Revista de Administração de Empresas. FGV, São Paulo, 29, 2 (abr./jun. 1989), 47-62.

Downey, J. 2010. Careers in software: is there life after programming? In Proceedings of the 2010 Special Interest Group on Management Information System's 48th annual conference on Computer personnel research on Computer personnel research. (Vancouver, BC, Canada — May 20 - 22, 2010). ACM New York, NY, USA. DOI =10.1145/1796900.1796912

Ferreira, C. G. 1987. Processo de trabalho e relação salarial: um marco teórico-analítico para o estudo das formas capitalistas de produção industrial. Relatório impresso. Belo Horizonte: Cedeplar, UFMG.

Ferreira, M. C. 2011. “Chegar feliz e sair feliz do trabalho”: aportes do reconhecimento no trabalho pra uma ergonomia aplicada à qualidade de vida no trabalho. In: Mendes, A. M. (Org). Trabalho & Saúde – o sujeito entre a emancipação e a servidão. Curitiba, Juruá.

Friedmann, G. 1983. O trabalho em migalhas – especialização e lazeres. São Paulo, Editora Perspectiva.
Moura, M. R. 2014. Perfil do profissional de Sistemas de Informação na região metropolitana de belo horizonte: o caso dos formandos e egressos de uma universidade mineira. Monografia. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Mudado, D. P. S. 2010. Perfil dos profissionais da área de Tecnologia da Informação. Monografia. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Oliveira, J. L.R; Crivellari, H. M. T. 2013. Reconhecimento e estabilidade profissional: estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação. In Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Florianópolis, 29 Out – 1Nov) ENANCIB 2013. ANCIB, Brasília.

Paula, C. F. Processo de profissionalização e regulamentação para analistas de tecnologia de informação. Monografia apresentada ao Instituto de Ciências Exatas e Informática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 2013.

Rocha, E. C. F.; Crivellari, H. M. T. 2012. Reconhecimento das profissões da informação: uma leitura a partir de Bourdieu. In Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Rio de Janeiro, 28 Out – 31 Out) ENANCIB 2012. ANCIB, Brasília.

Santos, M. 2003. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro, Record.

Zarifian, P. 2001. Objetivo Competência: Por uma nova lógica. São Paulo: Atlas.
Publicado
26/05/2015
Como Citar

Selecione um Formato
ROCHA, Eliane. Qualificação e reconhecimento de profissionais de Sistemas de Informação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 11. , 2015, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 603-610. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5867.