SORTIA 2.0:Um jogo de ordenação para o ensino de Estrutura de Dados

  • Paulo Eduardo Battistella Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Giani Petri Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Christiane Gresse von Wangenheim Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Aldo von Wangenheim Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Jean Everson Martina Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo


O ensino de algoritmos de ordenação nas disciplinas de estrutura de dados, dos cursos da área de Computação, tipicamente é realizado por meio de aula-expositiva e implementação de algoritmos pelos alunos. Com objetivo de apoiar o ensino de algoritmos, o artigo apresenta o jogo SORTIA 2.0, que visa ensinar o algoritmo de ordenação Heapsort através da simulação da sua execução. Ele é um jogo online, single player e gratuito. Para a avaliação sistemática do jogo foi realizado um estudo de caso utilizando o modelo MEEGA, tendo como amostra 25 alunos da disciplina de estrutura de dados do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os resultados da avaliação evidenciam que os alunos se sentiram satisfeitos, confiantes, imersos e se divertiram com o jogo. Mas principalmente consideraram que ele realmente contribui para o aprendizado na disciplina e também profissionalmente.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada e Jogos, Design de Jogos, Algoritmo de Ordenação, Educação

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Publicado
17/05/2016
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BATTISTELLA, Paulo Eduardo; PETRI, Giani; VON WANGENHEIM, Christiane Gresse; VON WANGENHEIM, Aldo; MARTINA, Jean Everson. SORTIA 2.0:Um jogo de ordenação para o ensino de Estrutura de Dados. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 12. , 2016, Florianópolis. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 558-565. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2016.6007.