Análise da Evasão no Ensino Superior e suas Motivações: Um Estudo de Caso em um Curso de Sistemas de Informação

  • Léo Garcia Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Daiany Lara Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Franciano Antunes Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Cristiano Miranda Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Claudia Peres Faculdade do Pantanal

Resumo


O crescimento no número de vagas no ensino superior brasileiro foi de grande benefício para o país, contornando o modelo elitista que marcou o início das atividades acadêmicas no Brasil. No entanto, o impacto social e econômico pode ser minimizado pela ocorrência do fenômeno da evasão. Destacamos os investimentos em ciência, tecnologia e inovação que tem a educação superior como sua grande aliada, principalmente no que tange os cursos de tecnologia. Neste sentido, este trabalho realiza uma análise do fenômeno da evasão em um curso de Sistemas de Informação de uma instituição pública sob o prisma de diversos trabalhos anteriores sobre o tema, e com novas contribuições dos autores. Os resultados trazem uma discussão sobre o uso dos índices de evasão e utiliza uma categorização própria das dimensões da evasão, adaptada de abordagens anteriores.

Palavras-chave: sistemas de informação, evasão, dimensões da evasão

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Publicado
17/05/2017
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GARCIA, Léo; LARA, Daiany; ANTUNES, Franciano; MIRANDA, Cristiano; PERES, Claudia. Análise da Evasão no Ensino Superior e suas Motivações: Um Estudo de Caso em um Curso de Sistemas de Informação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 13. , 2017, Lavras. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 527-534. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2017.6084.