Aprendizagem Ativa em Sistemas de Informação: Novas Técnicas Propostas e Reflexões sobre as Experiências

  • Ronney Castro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Sean Siqueira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo


O rápido desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação tem mudado o perfil dos alunos. Aulas expositivas tendem a ser monótonas e podem levar os discentes ao desinteresse. Diante desse contexto, a Aprendizagem Ativa (AA) pode auxiliar na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Nesse artigo é apresentada uma visão geral do uso de AA em disciplinas de um curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), bem como são descritas outras técnicas que se mostraram eficazes para uso com alunos de BSI em seu processo de construção do conhecimento de disciplinas do curso. Além das técnicas, são apresentados alguns resultados e reflexões sobre as experiências.

Palavras-chave: Aprendizagem Ativa, Computação, Educação, Ensino, Movimento Maker, Técnicas de Aprendizagem

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Publicado
17/05/2017
CASTRO, Ronney; SIQUEIRA, Sean. Aprendizagem Ativa em Sistemas de Informação: Novas Técnicas Propostas e Reflexões sobre as Experiências. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 13. , 2017, Lavras. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 535-542. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2017.6085.