Análise da Associação entre indicadores do trabalho infantil e gravidez na adolescência na Amazônia Legal brasileira
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a associação entre trabalho infantil e gravidez na adolescência, tomando por referência os municípios da Amazônia Legal brasileira em relação aos demais municípios do país. Para isso, utiliza dados obtidos do Censo Demográfico, realizado no Brasil no ano de 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A visualização da distribuição espacial dos fenômenos sociais investigados é apresentada em forma de mapas e, de forma interativa, são aplicados algoritmos de mineração para extrair regras de associação entre as variáveis alvo do problema. Gravidez na adolescência e trabalho infantil não são variáveis dependentes. Entretanto, assim como a gravidez na adolescência é um problema para os municípios da região Norte, o mesmo cenário foi encontrado para o fenômeno do trabalho infantil, ou seja, em municípios da Amazônia onde o trabalho infantil é alto ou muito alto, a probabilidade de também encontrar um percentual muito elevado de adolescentes com filhos é de 76%.
Referências
T. C. U. Brasil. Acórdão 16 2.308/2010, plenário, diário oficial da união, brasília, 2010.
D. de Mello Benzi, J. S. Neto, T. R. C. Orlandi, and R. de Souza Jr. Governança de tecnologia da informação: facilitadora na estratégia organizacional. In Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2006.
A. Fernandes and F. Abreu. Implantando a Governança de TI - da Estratégia A Gestão Dos Processos e Serviços. Brasport, 2008.
I. Magalhães and W. Pinheiro. Gerenciamento de Serviços de TI na Prática. Novatec, 2007.
A. Mülbert, M. Júnior, and G. Santana. Gerenciamento de Serviços de TI pelo Modelo ITIL. Unisul Virtual, 2011.
OGC, United Kingdon. The Ocial Introduction to the ITIL Service Lifecycle, Janeiro 2007.