ClassRiskIndicator - Uma Ferramenta Móvel para Apoiar o Gerenciamento dos Riscos em Ambientes de Múltiplos Projetos com Base em Indicadores

  • Miguel Wanderley UFPE
  • Júlio Menezes Junior UFPE
  • Cristine Gusmão UFPE

Resumo


Este artigo apresenta o ClassRiskIndicator, uma ferramenta móvel baseada em indicadores que objetiva auxiliar o gerenciamento dos riscos de projetos de desenvolvimento de software em um ambiente de múltiplos projetos. O objetivo principal é ajudar o gerente de projetos nas tarefas mais importantes e fundamentais do processo de gestão de riscos, de forma objetiva, portátil e simples (traços relevantes para uma gestão eficiente dos riscos). Esta ferramenta faz uso de indicadores que podem caracterizar e resumir, em um único valor, o nível geral de exposição ao risco de um projeto de desenvolvimento de software.

Publicado
27/05/2014
Como Citar

Selecione um Formato
WANDERLEY, Miguel; MENEZES JUNIOR, Júlio; GUSMÃO, Cristine. ClassRiskIndicator - Uma Ferramenta Móvel para Apoiar o Gerenciamento dos Riscos em Ambientes de Múltiplos Projetos com Base em Indicadores. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 10. , 2014, Londrina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 196-206. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2014.6113.