Software de gestão da saúde da família: mapeando a colaboração em Engenharia de Software durante a estabilização de um ecossistema digital

  • Fernando G. Severo COPPE-UFRJ
  • José M.  Gonçalves COPPE-UFRJ
  • Andréa M. Magdaleno COPPE-UFRJ
  • Cláudia M. Werner COPPE-UFRJ
  • Henrique L. Cukierman COPPE-UFRJ

Resumo


Neste trabalho, investigamos o processo de implantação de um sistema/software de apoio à estratégia da saúde da família em um bairro do município do Rio de Janeiro. Nesse sentido, procuramos compreender como se estruturam as redes de colaboração entre os atores que vêm negociando as decisões sobre a customização deste software. Utilizando a metodologia da Teoria Ator-Rede (TAR), mapeamos os registros desta colaboração durante a estabilização do ecossistema pesquisado. Além disso, buscamos conciliar e confrontar, simultaneamente, as hipóteses dos estudos em Colaboração em Engenharia de Software com os Estudos Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), concluindo que existem oportunidades de diálogo entre ambos.

Publicado
27/05/2014
Como Citar

Selecione um Formato
SEVERO, Fernando G.; GONÇALVES, José M. ; MAGDALENO, Andréa M.; WERNER, Cláudia M.; CUKIERMAN, Henrique L.. Software de gestão da saúde da família: mapeando a colaboração em Engenharia de Software durante a estabilização de um ecossistema digital. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 10. , 2014, Londrina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 268-279. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2014.6119.