O ensino de Estrutura de Dados auxiliado por uma Plataforma Didática na Web

Resumo


As disciplinas iniciais de programação e algoritmos dos cursos da área de computação exigem um certo grau de abstração que, normalmente, não é cobrado no ensino médio. A partir de estudos prévios das maiores dificuldades de alunos dos cursos de programação e, tentando colaborar para diminuir as barreiras iniciais, este trabalho apresenta um simulador desenvolvido em plataforma Web, no qual é possível realizar manipulações de estruturas de dados com resultados visuais.
Palavras-chave: simulação, ensino, estrutura de dados

Referências

Bembalkar, A. (2018). Data structure simulation. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.datastructure.akshay.datastructuresimulation&hl=pt_BR. Acessado em 18 de março de 2021.

dos Santos, R. P. and Costa, H. A. X. (2006). Análise de metodologias e ambientes de ensino para algoritmos, estruturas de dados e programação aos iniciantes em computação e informática. INFOCOMP Journal of Computer Science, 5(1):41–50.

Galles, D. (2011). Data structure visualizations. https://www.cs.usfca.edu/galles/visualization/. Acessado em 15 de março de 2021.

Halim, S., Koh, Z. C., Loh, V. B. H., and Halim, F. (2012). Learning algorithms with unified and interactive web-based visualization. Olympiads in Informatics, 6.

Martins, A. M. d. C. (2016). O uso de simuladores no ensino de redes: um estudo de caso no ensino profissional. Master’s thesis, Universidade Católica Portuguesa.

Martins, S. O., Serrão, C. R. G., Silva, M. D. D. B., and dos Reis, A. S. (2020). O uso de simuladores virtuais na educação básica: Uma estratégia para facilitar a aprendizagem nas aulas de quı́mica. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 11(1):216–233.

Ribeiro, T. P., Lima, R. L. B., and Lobo, E. A. (2014). Simuladores de gerência de memória e processador para auxı́lio às aulas teóricas de sistemas operacionais. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 25, page 1028.

Uzezi, J. G. and Deya, G. D. (2020). Effect of computer simulation on secondary school students’ academic achievement in acid-base reactions. ATBU Journal of Science, Technology and Education, 8(1):286–295.

ZeroZiano (2019). Data structure and algorithm tutorial. https://play.google.com/store/apps/details?id=com.zero.dsa. Acessado em 18 de março de 2021.
Publicado
07/06/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BORGES, Lucas Fernando; MARTINEZ, Ana Claudia; RIBEIRO, Thiago Pirola. O ensino de Estrutura de Dados auxiliado por uma Plataforma Didática na Web. In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 17. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 37-40. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2021.15351.