Concepção da Curricularização da Extensão no Bacharelado em Sistemas de Informação: Relato de Experiência do IFAL Campus Maceió

Resumo


O Plano Nacional de Educação 2014-2024 estabeleceu a adequação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação para inserção de atividades de extensão nos seus currículos, assegurando no mínimo 10% do total de créditos, o que foi denominado de curricularização da extensão. Este artigo tem como objetivo apresentar um relato sobre a concepção da primeira proposta de curricularização da extensão em um curso do IFAL, contemplada no Bacharelado em Sistemas de Informação desde o semestre 2018-1. A proposta consistiu na oferta de três disciplinas obrigatórias (duas de projetos integradores e uma de tecnologias sociais e assistivas) e participações em outras atividades extensionistas institucionais (programas, projetos, cursos, serviços de extensão tecnológica e voluntariado).
Palavras-chave: Projeto pedagógico, Extensão curricular, Curso de Sistemas de Informação

Referências

BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação (2018). Resolução Nº 7/2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014. Brasília-DF.

Cunha, M. X. C. e Souza-Júnior, M. F. (2007). Análise dos Resultados da Aplicação de Projetos Interdisciplinares em um Curso de Tecnologia sob a Perspectiva dos Alunos. In: Anais do XV Workshop sobre Educação em Computação – WEI, Rio de Janeiro.

Frutuoso, T. P. (2020). O Processo de Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação do Instituto Federal de Santa Catarina — IFSC. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - PROFEPT) - Departamento de Educação à Distância - IFSC. 162 p. Florianópolis.

Imperatore, S. L. B., Pedde, V. e Imperatore, J. L. R. (2015). Curricularizar a Extensão ou Extensionalizar o Currículo? Aportes Teóricos e Práticas de Integração Curricular da Extensão Ante a Estratégia 12.7 do PNE. In: XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Anais. Mar del Plata.

Mello, C. M., Almeida-Neto, J. R. M., Petrillo, R. P. (2020). Curricularização da Extensão Universitária. 1a ed., Editora Freitas Bastos: Rio de Janeiro-RJ.

Serva, F. M. (2020). A Extensão Universitária e sua Curricularização. Editora Lumen Juris: Rio de Janeiro-RJ.

Steigleder, L., Zucchetti, D. e Martins, R. (2019). Trajetória para Curricularização da Extensão Universitária: Contribuições do Fórum Nacional de Extensão das Universidades Comunitárias - FOREXT e a Definição de Diretrizes Nacionais. Revista Brasileira de Extensão Universitária - RBEU, v. 10, n. 3, p. 167-174.
Publicado
07/06/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CUNHA, Mônica Ximenes Carneiro; SOUZA-JÚNIOR, Marcílio Ferreira. Concepção da Curricularização da Extensão no Bacharelado em Sistemas de Informação: Relato de Experiência do IFAL Campus Maceió. In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 17. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 193-196. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2021.15377.