Um Sobrevoo Panorâmico sobre as Estratégias de Curricularização da Extensão adotadas atualmente em Cursos de Sistemas de Informação no Brasil

Resumo


A regulamentação da prática extensionista como componente curricular obrigatório nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação tem se apresentado como um desafio. Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama sobre as estratégias de curricularização da extensão adotadas nos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) até o presente momento. A metodologia adotada envolveu uma pesquisa documental nos sites institucionais dos próprios cursos e uma pesquisa bibliográfica por relatos de experiências. Os resultados sinalizaram que, timidamente, as instituições de ensino estão reformulando seus projetos pedagógicos e que as estratégias comumente adotadas são aquelas que envolveram disciplinas específicas de extensão ou de projetos e programas no atendimento à comunidade.
Palavras-chave: Projeto pedagógico, Extensão curricular, Curso de Sistemas de Informação

Referências

BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação (2018). Resolução Nº 7/2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014. Brasília-DF.

Imperatore, S. L. B. (2019). Curricularização da Extensão: Experiência da Articulação Extensão-pesquisa-ensino-extensão como Potencializadora da Produção e Aplicação de Conhecimentos em Contextos Reais. Gramma Editora, 1a ed. Rio de Janeiro-RJ.

Imperatore, S. L. B., Pedde, V. e Imperatore, J. L. R. (2015). Curricularizar a Extensão ou Extensionalizar o Currículo? Aportes Teóricos e Práticas de Integração Curricular da Extensão Ante a Estratégia 12.7 do PNE. In: XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Anais. Mar del Plata.

Serva, F. M. (2020). A Extensão Universitária e sua Curricularização. Editora Lumen Juris: Rio de Janeiro-RJ.

Sewald-Júnior, E., Rech, G. A. e Rosa, V. S. D. (2019). A construção do primeiro curso adequado a políticas de extensão no currículo no IFSC: planejamento pedagógico de sistemas de informação e ações iniciais. Revista de Extensão do IFSC, ano 6, n.10.

Silva, A. A. (2019). Programa de Curricularização da Extensão Universitária de Sistemas de Informação - UFAL/PROGRAD/CONSUNI/UE PENEDO. Revista Eletrônica Extensão em Debate, v.6, n.5, p. 24-35.
Publicado
07/06/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA-JÚNIOR, Marcílio Ferreira; CUNHA, Mônica Ximenes Carneiro. Um Sobrevoo Panorâmico sobre as Estratégias de Curricularização da Extensão adotadas atualmente em Cursos de Sistemas de Informação no Brasil. In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 17. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 201-204. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2021.15379.