Curricularização da Extensão nos Cursos de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Uberlândia: Um Relato de Experiência

Resumo


Em face ao Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), o Conselho Nacional de Educação regulamentou as diretrizes para a extensão na Educação Superior Brasileira em 2018. Uma das metas prioritárias definidas é garantir uma quantidade mínima de créditos curriculares para extensão em todos os cursos de graduação do país. Com isso, além de reformular seus Projetos Político Pedagógico atender à legislação vigente, as Universidades precisam assegurar que todos os estudantes cumpram a carga horária mínima de atividades de extensão. Assim, este artigo apresenta um relato de experiência sobre a estratégia de reformulação dos cursos de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Uberlândia nesse contexto.
Palavras-chave: Extensão, Sistemas de Informação, Plano Nacional de Educação, Relato de Experiência

Referências

Brasil (2014). Plano Nacional de Educação - Lei Nº 13.005/2014. ˜Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm.

Brasil/MEC (2018). Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808.

Brasil/MEC (2020). PARECER CNE/CES Nº 498/2020. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/sumula-de-pareceres-278232624.
Publicado
07/06/2021
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ARAÚJO, Rafael D.; FARIA, Elaine R.; MARTINEZ, Ana Claudia; SOUZA, Jefferson. Curricularização da Extensão nos Cursos de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Uberlândia: Um Relato de Experiência. In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 17. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 205-208. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2021.15380.