An Ontology-Based Information System approach to Infer Penal Implication for Fake News
Resumo
Com o avanço da comunicação, a informação tornou-se um recurso manipulável, a liberdade e o anonimato dão uma sensação de segurança aos compartilhadores de fake news, trazendo problemas em diversas áreas sociais. O Brasil não possui uma lei específica para esse problema, mas é possível tipificar fake news em crimes já definidos. Sistemas de Informação que ajudem a identificar Fake News, mas sobretudo consigam evidenciar crimes, podem ajudar a travar a proliferação destas mensagens. Este artigo explora os recursos de utilização de ontologias conceituais para representar fake news e leis por meio de recursos lógico-matemáticos para auxiliar na descoberta de potenciais crimes por fake news.
Referências
O que é "Fake News". (2017).
Four vaccine myths and where they came from. Science, (2017).
Manual de Direito Penal - Parte Geral. 30. ed. São Paulo, SP, Brazil: Editora Atlas SA, (2014). v. 1.
A possibilidade de aplicação da legislação penal brasileira para combater as condutas ilícitas envolvendo fake news e criptomoedas. SIDSPP - SC, Santa Cruz do Sul, (2019).
Ontologias e a web semântica. Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Campinas - SP, Brasil, v. 8, p. 01–52, (2003).
The Description Logic Handbook: Theory, Implementation, and Applications. New York, NY, USA: Cambridge University Press, (2003).
FSP: São Paulo. (2017).
Uma Proposta de Ontologia de Veículos Terrestres. Pós Graduação em Ciência da Computação - Recife/PE. (p. 1 - 152). 2009.
(2017). How the techniques of 19th-century fake news tell us why we fall for it today. Nieman Lab.
A realidade dos meios de Comunicação. São Paulo: Paulus, 2005.
“Educação a Distância e a Web Semântica: Modelagem Ontológica de Materiais e Objetos de Aprendizagem para Plataforma CoL”. Tese de Doutorado. USP. São Paulo - SP. 2003.
Ontological Engineering: With Examples from the Areas of Knowledge Management, e-Commerce and the Semantic Web. Secaucus, NJ, USA: Springer-Verlag New York, Inc. (2003).
As implicações criminais das “fake news” entre outras condutas, diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Genjurídico. São Paulo, (2020).